Página inicialwww.oproblemista.com.br Você está aqui Ilustres
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br

Amoroso Costa

Manuel Amoroso Costa nasceu em 13 de janeiro de 1885 no Rio de Janeiro.

Engenheiro civil, bacharel em ciências físicas e matemática, livre docente de astronomia e geodésia, fundou a Sociedade Brasileira de Ciências (depois, Academia Brasileira de Ciências).

Internacionalmente conhecido, diferenciou-se de seus conteporâneos por sua postura pioneira em diversos momentos. Um dos primeiros a expor o relativismo de Einstein no Brasil, propôs (em um de seus livros mais conhecidos, "Pela Ciência Pura") uma política de longo prazo que buscasse a formação de verdadeiros cientistas e o desenvolvimento científico brasileiros.

Faleceu (trágica e precocemente) em 03 de dezembro de 1929 num desastre aéreo na Baía da Guanabara durante as comemorações do regresso de Santos Dumont.

Postumamente, foi homenageado em 1930, quando batizaram a estação ferroviária Amoroso Costa (até então conhecida como Posto Oeste, Uberaba - MG) que funcionou até ser demolida em 1979. Ao seu redor, contudo, formou-se o bairro de mesmo nome que perpetuou a memória do cientista. Seu nome também batizou uma rua do tradicional bairro da Tijuca no Rio de Janeiro.

Fonte: Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro - RJ


Amoroso Costa foi um aficcionado do xadrez e do problemismo. Infelizmente, apenas uns poucos trabalhos de sua autoria foram publicados. Ao lado vemos um de seus manuscritos contendo dois "Mates em 3 lances" produzidos, provavelmente, entre 1901 e 1904.

O primeiro problema provavelmente foi inspirado em uma partida real, porém, o segundo é, sem dúvida, uma composição com o claro objetivo de produzir uma chave inusitada. Este trabalho, aliás, sugere que Amoroso dedicou várias horas de sua vida ao problemismo. Mates em 3 são difíceis de depurar (o problema não apresenta furos e nem duais) além do que, não é a modalidade que costumamos adotar em primeiro lugar. Provavelmente, Amoroso começou com os mates em 2 (muito mais simples) antes de se aventurar nos mates em 3.

Mande seu comentário.
problemasdexadrez@terra.com.br


(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.