Página inicial www.oproblemista.com.brVocê está aqui Solução do AR07
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br

AR07 - Solução da Análise Retrógrada

Este problema é muito especial. Para qualquer lance que as brancas consigam voltar, existe uma diferente solução de mate ajudado em 1. Vamos, então, dissecar todas as possíveis soluções deste problema.

As brancas não podem voltar com os peões de a2, e2 e h2 porquê eles jamais se moveram. O cavalo em f1, o bispo em d2, a torre em d1, a dama em h1 e o peão de h3 também não puderam vir de lugar algum. O rei branco não pode ter vindo de f2 pois as negras não teriam como explicar o xeque duplo de peões. O peão em c3 não pode ter vindo de b2 (descapturando uma peça negra) pois, assim, as brancas excederiam a quantidade de capturas possíveis, já que o peão em h3 também capturou e o peão em b3 também teve de fazer uma captura para vir de c2. Isso totaliza 3 capturas e as negras só possuem duas peças fora do tabuleiro.

Restaram, portanto, o peão em b3, o cavalo em h8, o bispo em h7 e a torre em g2. Qualquer uma dessas peças pode ter feito o último lance das brancas. Vamos, então, à solução:

Brancas e Negras Voltam . . . . . . . Ajudado em 1
a)
1.Bg8-h7, c7xCd6 . . . . . . . . . 1.c6 Ce4#
b) 1.Cf7-h8, c7xBd6 . . . . . . . . . 1.Rc6 Tg3#
c) 1.Tf2-g2, c7xTd6 . . . . . . . . . 1.Bd5 Dxd5#
d) 1.b2-b3, c7xDd6 . . . . . . . . . 1.Rc4 b3#


Nas soluções (a), (b) e (c), as brancas não podem voltar seu lance fazendo qualquer descaptura pois, neste caso, o problema não teria solução. Se, por exemplo na solução (a), as brancas voltassem 1-Bg8xCh7, as negras não poderiam voltar 1... c7xCd6 pois a posição seria ilegal. Isto ocorre porquê a posição resultante exigiria duas promoções de peões brancos: Uma para explicar o terceiro cavalo branco e outra para ser (ou substituir uma peça original) capturada pelo peão negro agora em g3.

A esta altura, as negras possuem apenas uma peça fora do tabuleiro (conta exata, pois o peão branco em h3 fez uma captura). Por outro lado, os únicos peões brancos que puderam promover foram os das colunas 'd' e 'f' sendo que o da coluna 'd' exigiria no mínimo uma captura para chegar à oitava fila (o que seria impossível). Esta análise também se aplica às soluções (b) e (c).

(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.