Página inicialwww.oproblemista.com.br Você está aqui Artigo
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br

Problemas Bifásicos - Parte II
por Leo Mano


Na primeira parte do artigo sobre problemas bifásicos, aprendemos que eles são assim chamados por apresentarem duas fases na solução. Contudo, além do Jogo Real e do Jogo Virtual (as duas fases apresentadas no primeiro artigo), uma solução pode apresentar também a fase de "Jogo Aparente" (em inglês, "Set Play").

O Jogo Aparente se caracteriza por não executar a chave (ou qualquer ensaio que eventualmente exista). Ao invés disso, ele tem início diretamente com o lance de defesa do bando oposto.

Para ilustrar este artigo, escolhi um problema de "Mate Ajudado". Nesta modalidade são as negras quem começam (ao contrário do que acontece com os problemas de "Mate Direto"). Sendo assim, para não haver confusão, quero ratificar que no Mate Ajudado o jogo real começa com um lance negro. Consequentemente, o jogo aparente começará com um lance branco.

Nos Mates Diretos acontece exatamente o oposto: O jogo real começa com um lance branco e o jogo aparente tem início com um lance preto. No artigo sobre Problemas Trifásicos você terá um exemplo de jogo aparente em um Mate Direto.

Felix Sonnenfeld
Mate Ajudado em 3
  
 No Mate Ajudado as negras colaboram com as brancas para que o mate ao Rei negro seja possível.

Esta obra ganhou o 1º prêmio no Match Inter-Nações realizado em 1968 na Holanda. O tema proposto para a categoria de Mates Ajudados em 3 lances pedia a maior quantidade possível de xeques duplos. O brasileiro Felix Sonnenfeld valeu-se de uma composição bifásica para atingir nada menos que 5 xeques duplos.

Jogo Real: 1.Cc2+ Rb2 2.Cxe3 Cxe3+ 3.Rd4 Cc2#
Jogo Aparente: 1...Bg3 2.Txf4 Cxf4+ 3.Re5 Cd3#

Neste caso, tanto o Jogo Real quanto o Aparente buscaram atender o tema proposto e, por isso, o problema é considerado "tematicamente bifásico". Outras composições podem apresentar Jogo Aparente de forma casual (sem relacionamento com o Jogo Real). Nestes casos a obra será considarada "tematicamente monofásica".


(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.