Página inicialwww.oproblemista.com.br Você está aqui Biografia
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br

Idel Becker

Idel Becker nasceu na localidade de Carlos Casares, Argentina, em 28 de dezembro de 1910. Na verdade, seus pais moravam numa colônia agrícola, perto de Erebango (RS) que não possuia nenhum recurso médico. Então, pouco antes do nascimento, sua mãe atravessou a fronteira e foi até a casa de seus pais que eram argentinos. Com 15 dias de vida, Idel estava de volta ao lado brasileiro onde passou toda a infância e aprendeu a ler e escrever em 3 idiomas.

Após formar-se em medicina pela USP, naturalizou-se brasileiro. Foi soldado raso e, ao mesmo tempo, o médico do regimento. Foi professor da USP (na Faculdade de Ciências Biomédicas) e na Universidade Mackenzie (na Faculdade de Letras e Pedagogia). O Conselho Universitário o nomeou Professor Emérito.

Autor de mais de 20 livros, entre textos universitários, dicionários e um excelente "Manual de Xadrez" cuja primeira edição saiu em 1948 e, até hoje, não saiu de catálogo. Ali apresentou uma classificação geral de "mate em 2" muito original e sempre atualizada. Outro sucesso foi "Aberturas e Armadilhas". Foi também colaborador em colunas do "O Comércio da Lapa", "Gazeta Israelita de São Paulo", "Nosso Jornal" e, provisoriamente (na ausência de Paulo de Godoy) "A Gazeta".

Ótimo solucionista, obteve a Medalha de Ouro no Torneio de Soluções de "A Gazeta" (1932/33) entre 119 concorrentes. Foi o maior torneio de soluções jamais realizado em São Paulo. Foi compositor apenas ocasionalmente. Possuia uma biblioteca com mais de mil volumes sobre xadrez além de arquivos e manuscritos que incluiam dados biográficos de diversos problemistas brasileiros de todos os tempos.

Faleceu em 12 de junho de 1994 (dia do enxadrista).

Fonte: Boletim da UBP N° 79 - set/1994

Ficarei imensamente grato a todos aqueles que puderem contribuir com mais dados biográficos (LM).


(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.