Página inicialwww.oproblemista.com.br Você está aqui Biografia
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br

Caetano Belliboni

Caetano Belliboni nasceu na Itália em 10 de agosto de 1919 e veio para o Brasil ainda adolescente.

Engenheiro Químico, exerceu o magistério em diversas escolas superiores de Engenharia e Quimica do Estado de São Paulo.

Compôs seus primeiros problemas ainda na faculdade publicando-os em 1945/46. Os primeiros 5 trabalhos a participarem em concursos, alcançaram 3 prêmios e 2 recomendações. Um rendimento de 100% que o tornou uma grande promessa do problemismo brasileiro na época. Contudo, abandonou o problemismo ao concluir a faculdade e iniciar a carreira profissional. Só em 1980, através de Felix Sonnenfeld, Belliboni foi "reativado".

Publicou, então, o que até hoje no Brasil, é a mais completa obra didática sobre problemismo. Um trabalho dividido em 4 volumes chamados "Introdução ao Problema", abrangendo as composições ortodoxas e feéricas. Publicou também o "Introdução ao Solucionismo" preenchedo, assim, uma lacuna bibliográfica do xadrez brasileiro.

Foi delegado do Brasil em 5 congressos da PCCC-FIDE (Permanent Comission for Chess Compositions): França/1986, Áustria/1987, Hungria/1988, Inglaterra/1989 e Espanha/1990. Na França, viu o Brasil ser aceito como 24° membro daquela comissão. Na Espanha, foi qualificado como Juiz Internacional da FIDE na modalidade "Mate Direto em 2 lances".

Pela UBP, onde foi Sócio Benemérito e Diretor por várias vezes, foi qualificado como Juiz Nacional para Mates Diretos em 2 lances e torneios de solucionismo.

Editou, durante determinado período, os boletins: "Xadrez Arte/Composição" e "Xadrez Arte/Soluções" da Sociedade dos Amigos do Xadrez, fundada por ele. Foi Vice-Presidente do Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro e, por algum tempo, foi o redator responsável pela Revista Brasileira de Xadrez Postal. Editou também os dois primeiros números do JdS (Jornal do Solucionismo), órgão do Núcleo Brasileiro de Solucionistas, cuja idéia foi de sua co-autoria.

Faleceu em 5 de fevereiro de 1991, em São Paulo (SP).

Fonte: Jornal do Solucionismo N° 3 - abril/junho 1991

Ficarei imensamente grato a todos aqueles que puderem contribuir com mais dados biográficos (LM).


(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.