XVII Campeonato Brasileiro de Soluções 2008 - UBP
 

 | Regulamento Geral | ClassificatóriaFinal |

Quem pode Participar?
As inscrições estão abertas a todos os interessados, homens e mulheres de qualquer idade nascidos ou naturalizados brasileiros, desde os enxadristas profissionais até os amadores iniciantes.
 
Como se inscrever?
1. Envie nome e endereço completos, além da solução do Problema Convite, para o Coordenador Geral do XVII-CBS:

Marcos Maldonado Roland
Rua Senador Vergueiro, 56, ap 1101
CEP 22230-001
Rio de Janeiro - RJ

2. Opcionalmente, a inscrição poderá ser feita enviando os mesmos dados ao email

marcosroland@terra.com.br

3. As inscrições são GRATUITAS e vão até 7 de junho de 2008 (vale o carimbo do correio ou data de envio do email).

 
Quem promove este evento?
A União Brasileira de Problemistas, atualmente presidida por Leonardo Mano, existe há mais de 40 anos e é reconhecida pela Confederação Brasileira de Xadrez e pela FIDE através de sua comissão para problemismo (PCCC-FIDE).

 

Apoio:

Problema Convite
(5x6) 1N2R3/5n2/1K1k4/3ppp2/2p5/8/5R2/7Q

#2

Brancas jogam e dão mate em dois lances.

 
Premiação
Além do título de Mestre Nacional de Soluções Enxadrísticas conferido ao campeão, haverão troféus para os três melhores colocados.
 
Resumo do regulamento
Apresentamos aqui um resumo ilustrativo. Veja também o "Anúncio Oficial" (mais abaixo) e o Regulamento Geral para ter todos os detalhes e a correta compreensão da competição.

Fase de inscrição
Solução do Problema Convite pelo correio até 07/06/2008. Esta fase não é eliminatória e todos os inscritos estarão aptos a participar da fase seguinte.

Fase classificatória
Os problemas serão enviados em 09/06/2008 a todos os inscritos e as soluções deverão ser enviadas até 30/06/2008. Classificam-se os 13 primeiros colocados.

Fase Final ao vivo
Soluções ao vivo em 27/07/2008 nas dependências da Casa do Xadrez.



Rua Campos Elíseos, 278, Barroca
Belo Horizonte - MG
(31) 3334-1325

Obs: Será exigida a notação algébrica em português.

  
Aviso Oficial

A União Brasileira de Problemistas (UBP) convida a todos os interessados a participarem do XVII Campeonato Brasileiro de Soluções de Problemas de Xadrez (CBS).

A inscrição no evento consistirá na solução (indicação apenas da CHAVE) do problema-convite que consta deste anúncio, a qual deverá ser enviada ao coordenador do evento, por via postal ou correio eletrônico, até a data de 7 de junho de 2008. No ato da inscrição, que é gratuita, o competidor receberá, no endereço eletrônico que indicar para esse fim, uma cópia do regulamento do campeonato.

Caso o número de inscritos na competição seja superior a 15 (quinze), será realizada uma fase classificatória, que consistirá na solução de doze problemas, assim discriminados: quatro mates diretos em 2 lances; dois mates diretos em 3 lances; dois mates diretos em mais lances; dois finais artísticos; um mate ajudado em 2 ou mais lances; um mate inverso em 2 ou mais lances.

Os problemas da fase classificatória, juntamente com a folha de respostas em branco, serão enviados a todos os inscritos, por via postal ou eletrônica (segundo a escolha de cada um, expressa no ato de inscrição), na data de 9 de junho de 2008.

A folha de respostas preenchidas com as soluções dos problemas da fase classificatória deverá ser enviada pelos competidores ao coordenador do evento, por via postal ou eletrônica, até a data de 30 de junho de 2008.

Estarão classificados para a fase final os treze primeiros colocados da fase classificatória, além do campeão e do vice-campeão da última edição do CBS, caso se inscrevam conforme acima previsto.

A fase final será realizada no Clube de Xadrez de Belo Horizonte, na cidade de mesmo nome, na data de 27 de julho de 2008, consistindo em doze problemas, nas seguintes modalidades: quatro mates diretos em 2 lances; dois mates diretos em 3 lances; dois mates diretos em mais lances; dois finais artísticos; um mate ajudado em 2 ou mais lances; um mate inverso em 2 ou mais lances.

O coordenador e árbitro do evento, em todas as suas fases, será Marcos Maldonado Roland, que receberá correspondência no endereço postal: Rua Senador Vergueiro 56, apto. 1101 – CEP 22.230-001 - Rio de Janeiro – RJ, ou no endereço eletrônico: marcosroland@terra.com.br.

Para efeitos de cumprimento dos prazos de envio de correspondência acima estipulados, será considerada data de envio a que constar do carimbo do correio ou a que for informada pelo servidor eletrônico na emissão da mensagem.

 
Notícias
31/jul/2008 - Divulgados todos os resultados finais. O Coordenador Geral acusou o recebimento da folha de respostas de José Maffei Filho (RJ) referente aos problemas da Fase Classificatória. Em função da greve dos correios, sua carta foi recebida em 25/jul/2008 (sexta-feira) às vésperas do dia marcado para a Final ao Vivo e não houve tempo hábil para entrar em contato com o participante (na carta não havia telefone de contato).

28/jul/2008 - Anunciado o primeiro resultado preliminar da Fase Final. O Problema 7 foi anulado.

24/jul/2008 - Após terminada a greve dos correios, foi recebida a folha de respostas de Pedro Luiz de O. Costa Neto. A nova planilha de classificação já foi atualizada.

15/jul/2008 - O Coordenador Geral convida a todos os participantes da fase classificatória a participarem da final ao vivo que acontecerá das 9h30min até 12h30min do dia 27/07/2008 nas dependências oferecidas pela Casa do Xadrez (Belo Horizonte). Solicita também que os interessados em participar desta final ao vivo confirmem sua presença antecipadamente.

07/jul/2008 - Divulgada a planilha oficial de resultados da fase classificatória. 22 participantes enviaram suas soluções. Ainda podem haver respostas em trânsito.

16/jun/2008 - Na folha de problemas da Fase Classificatória, onde aparece "(8+9)" na legenda do problema III, na verdade é "(9+9)". Onde aparece "(10+11)" na legenda do problema VI, na verdade é "(10+9)". Em ambos os casos, os diagramas estão perfeitos.

09/jun/2008 - Foram enviados os problemas da fase classificatória para 66 inscritos na competição (um record em mais de 40 anos desde os CBS's dos anos 60 e 70 que atraíam centenas de solucionistas motivados pela coluna do José Thiago Mangini no jornal "O Globo"). Ainda podem haver inscrições em trânsito nos correios.

Por enquanto, registramos a participação de 14 estados além do Distrito Federal: SP(18), RJ(9), PR(6), PE(5), MG(5), BA(3), RS(3), MS(3), GO(2), AL(2), SE(2), DF(1), SC(1), CE(1), TO(1). Alguns participantes ainda não informaram sua cidade.

Os competidores deverão preencher a folha de respostas e envia-la ao Coordenador Geral do CBS, Marcos Roland, até o dia 30/jun/2008.

 
Agradecimentos Especiaispor ordem alfabética...
Clube de Xadrez Guanabara
Casa do Xadrez
Xadrez Feminino
XadrezMS
Jogos Antigos
ALEX - Associação Leopoldinense de Xadrez
AJAX - Associação de Jogadores Amadores de Xadrez
Blog Problemas de Xadrez
Torre21

Bolívar Gonzalez
Solving Chess
Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
CBX - Confedereção Brasileira de Xadrez
GM Darcy Lima
Luciane (Casa do Xadrez)
Marcos Roland
Roberto Stelling
Sergio Silva de Freitas (CBX)
(p) 2008 por Leo Mano - www.oproblemista.com.br