Página inicial www.oproblemista.com.br Você está aqui Dicionário
(p)1999-2007 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br

Temas

Vários temas são representados por tabelas nas quais os lances pretos são representados por letras minúsculas e os lances brancos são representados por letras maiúsculas. Letras iguais representam movimentos iguais.

Esta tabela possui linhas e colunas. Na primeira linha estão representados os lances negros ficando as duas primeiras colunas (desta linha) sempre vazias.

Na segunda linha, a partir da primeira coluna, estão representados os lances das brancas na primeira fase da solução. Na terceira linha estão os lances brancos da segunda fase e assim por diante.

O primeiro lance branco (normalmente a chave) é representado na primeira coluna e a ameaça é representada na segunda coluna. O segundo lance branco é representado baixo dos respectivos lances negros (em resposta a eles). Se o lance negro é uma refutação, então uma exclamação aparece no lugar do lance branco.

Repare que apenas os lances temáticos são representados. Isto significa que o problema pode apresentar outras ameaças, defesas e fases que não aparecem na tabela por não serem temáticos.

  a b
A B C !
  C A B

Na tabela acima, o primeiro lance "A" desencadeia a ameaça "B". As negras possuem duas tentativas de defesa: "a" e "b". Quando respondem com "a", as brancas dão mate com "C". Por outro lado, se respondem com "b", as brancas não conseguem dar mate (caracterizando a fase de ensaio).

Na terceira linha está a segunda fase da solução (neste caso, o Jogo Real). A chave, não temática, ameaça mate com o lance "C", as negras novamente tentam se defender: Quando respondem com "a", as brancas dão mate com "A" (o primeiro lance do ensaio) e se as negras se defendem com "b", as brancas dão mate com "B" (a ameaça da primeira fase).

Lembre-se de que você pode clicar "Editar/Localizar" no seu navegador para encontrar rapidamente o verbete desejado.


Revisão 1.7 (Setembro/2005)


Albino: Exige os 4 possíveis movimentos do Peão branco a partir de sua casa original, quais sejam: Um passo a frente, duplo-passo, captura à esquerda e captura à direita. Veja também o tema Pickaninny.

Anti-Albino: Todos os possíveis movimentos de um peão branco para alcançar uma casa da quarta fileira.

Anti-Balbo: Os ensaios e as respectivas refutações são efetuadas por peças de mesmo tipo.

Anti-Bristol: Uma peça se move ao longo de uma linha atravessando uma casa crítica impedindo que outra peça se mova (ao longo da mesma linha) para a casa crítica.

Anti-Crítico, Lance (Movimento): Uma peça se move ao longo de sua linha de ação e ultrapassa uma casa crítica para impedir uma futura interferência.

Anti-Dual: Os lances pretos "a" e "b" defendem a ameaça permitindo duas continuações brancas: "A" e "B". Contudo, o lance "a" tem efeito em impedir o funcionamento de "B" e o lance "b" tem efeito em impedir o funcionamento de "A". Veja também o tema Barulin.
  a b
    A(B?) B(A?)

Anti-Gamage: As brancas despregam (despregadura direta) peça preta cujas negras acabaram de desbloquear. Veja também o tema Gamage, Defesa Goethart e Anti-Goethart.

Anti-Goethart: As brancas despregam (despregadura indireta) peça preta cujas negras acabaram de desbloquear. Veja também a Defesa Goethart, Gamage e Anti-Gamage.

Anti-Hume: Peça negra (A) semi-pregada se move pregando peça branca que não poderá dar mate. A peça negra (B) semi-pregada que não moveu, fica pregada impossibilitada de defender o mate. Numa segunda variante, as peças (A) e (B) invertem suas funções. Veja também o tema Hume.

Anti-Levman: O lance de mate pode interferir numa linha branca que controla uma casa no campo do Rei negro porque as negras acabaram de abrir parcialmente outra linha branca que é completamente aberta com o lance de mate.

Anti-Mari: As brancas auto-interferem numa linha recém aberta pelas negras.

Anti-Pronkin: Um peão promove. Esta peça promovida é capturada e a peça original sai de sua casa de origem e vai até a casa de promoção. Veja também, Pronkin.

Anti-Reverso:
  a
A   B
B   C
Anti-Reverso Ameaça:
   
A B  
B C  
Anti-Reverso Ameaça Cíclico:
  a
A B  
B C  
C A  
Anti-Reverso Cíclico:
  a
A   B
B   C
C   A

Anti-Somov A1: As brancas podem ameaçar mate com auto-interferência mantendo controle sobre uma casa do campo do Rei negro que está controlada por outra peça branca. As pretas se defendem interferindo nesta segunda linha de ação branca.

Anti-Somov A2: As brancas podem ameaçar mate com auto-interferência mantendo uma casa do campo do Rei negro bloqueada. As pretas se defendem desbloqueando aquela casa.

Anti-Triplo: O mesmo que Anti-Dual porém combinando 3 lances negros com "n" lances brancos.
  a b c
    A(B?C?) B(A?C?) C(A?B?)

Archakov: Nos Mates Ajudados, peça negra (A) se move para "trás" de uma peça branca (B). A peça (B), então, se move para dar passagem à peça (A).

Arguelles: Leva o nome do compositor Antonio F. Arguelles. Presença de interferência ativa (pelo movimento da peça que interfere) e passiva (pelo movimento da peça interferida) entre duas ou mais peças.

Arnhem:
  a b
    A !
    ! A

AUW: Do alemão "Allumwandlung". Exige as quatro possíveis promoções: Dama, Torre, Bispo e Cavalo. Podemos ter o AUW branco (se as promoções forem de peões brancos) ou o AUW preto (se as promoções forem de peões negros). Veja também o tema Babson.

AUW Feérico: Exige quatro promoções à diferentes peças feéricas.

B2: Peça negra bloqueia fuga com efeito anti-dual permitido à peça branca que dá o mate (peça frontal de uma bateria) interferir em outra peça branca.

Babson: Proposto pelo compositor americano, Joseph Babson, pede quatro diferentes promoções (cavalo, bispo, torre e dama) pretas e brancas em eco, ou seja, para cada promoção negra, há um mate com promoção branca igual. Durante 80 anos o desafio ficou sem ser cumprido até que, em 1983, um treinador de futebol, o russo Leonid Yarosh, compôs o hoje considerado "Problema do Século" (XX).

Babson Feérico: Quatro promoções pretas e brancas à peças feéricas em eco.

Balbo: Os lances negros são seguidos por lances brancos com peça de mesmo tipo. Veja também Movimentos Coordenados.

Banny:
  a b
A   !  
B     !
    B A
Banny Cíclico:
  a b c
A   !    
B     !  
C       !
    B C A
Barnes:
   
  A,B  
  A  
  B  
Bartolovic:
  a b
    A B
    C B
    A D

Barulin: Estratégia Anti-dual onde o mecanismo de defesa (efeito destrutivo) se repete em cada variante.

Barulin II: Estratégia Anti-dual por despregadura de peça negra que ficou pregada.

Belfort: A Dama branca deve estar inicialmente em d1. Os lances De1? e Dc2? devem ser ensaios e a chave deve ser Da4!. Tema em homenagem a 3 confrontos Karpov x Kasparov (Sevilha, 1987; Amsterdan, 1988; Belfort, 1988) onde os 16 primeiros lances foram idênticos em todas as partidas. No primeiro confronto Karpov jogou 17.De1 empatando. No segundo jogou 17.Dc2 empatando novamente. No terceiro jogou 17.Da4 e venceu.

Berlim: O ensaio falha porquê as negras podem dar mate. Na solução, este mate se transforma num simples xeque.

Bikos: Leva o nome do compositor Spyros Bikos. Em uma fase, duas peças negras (A e B), ao executarem seus lances, acarretam, cada uma, um diferente efeito. Em outra fase, a peça (A) acarreta o efeito que era de (B) na primeira fase e a peça (B), por sua vez, acarreta o efeito que era de (A) na primeira fase.

Biválvula: Lance que, simultaneamente, abre uma linha (auto-benefício) e fecha outra (auto-prejuízo).

Blathy: Manobrando uma mesma peça, deve-se alcançar uma posição idêntica à inicial porém mudou a vez de quem joga.

Boros: O lance de mate prega (indiretamente) peça adversária.

Bristol: Leva o nome do periódico Bristol Times que publicou, em 1861, uma composição do problemista inglês, Frank Healey, onde este tema foi apresentado pela primeira vez. Uma peça branca se move ao longo de uma linha ultrapassando uma casa crítica permitindo que uma segunda peça branca se mova (ao longo da mesma linha e no mesmo sentido) para aquela casa crítica. Veja também os temas Loyd-Turton e Turton.

Bristol Bicolor: As regras do Bristol se aplicam a duas peças de cores diferentes.

Bristol Preto: As regras do Bristol se aplicam a peças negras.

Brunner-Turton: As mesmas regras Turton porém as peças "A" e "B" são do mesmo tipo.

Ceará: Um peão sendo liberado, ameaça mate com um duplo passo. As defesas deverão apresentar 5 recursos tátitcos: a) captura do peão; b) pregadura do peão; c) bloqueio do peão na 3º linha; d) bloqueio do peão na 4º linha; e) guarda da casa onde o peão dá mate.

Cem Dólares: ($100) No livro The Personality of Chess (1963), de Horowitz, o autor oferece um prêmio de $100 para quem publicasse uma composição de mate ajudado em 5 lances que apresentasse um Excelsior branco e preto com promoções a cavalo.

Ceriani-Frolkin: Uma peça promovida deve ser capturada.

Cheney-Loyd: Ou, simplesmente, Cheney. Uma peça branca executa um lance ultrapassando uma casa crítica para ser definitivamente interferida por outra peça branca que ocupará aquela casa crítica.

Cheney-Loyd Preto: As regras do Cheney-Loyd se aplicam às peças negras. Veja também o tema Seeberger.

Cheney-Loyd Bicolor: As regras do Cheney-Loyd se aplicam a duas peças de cores diferentes.

Chernous: Uma peça negra (A) dá cheque e uma peça branca (B) se auto-prega na defesa. Então, a peça (A) desprega (B) e se auto-bloqueia para (B) dar mate.

Circuito: Uma peça retorna a uma casa anteriormente ocupada por ela. O caminho de volta é diferente do de ida. Veja também Switchback.

Correção Branca: Um movimento qualquer de uma peça branca acarreta um ou mais benefícios mas é refutado por um movimento negro. Um específico movimento da mesma peça branca acarreta os mesmos benefícios mas também um outro benefício adicional que torna a defesa negra inútil.

Correção Negra: Um lance negro provoca um efeito que lhe é prejudicial e permite uma continuação branca bem sucedida. Outro lance negro acarreta o mesmo efeito prejudicial mas também um benefício que lhe permite impedir aquela continuação branca bem sucedida. De qualquer modo, um segundo prejuizo permite outra continuação branca bem sucedida (Correção Negra de segundo grau).
Se um terceiro lance negro contiver os mesmos efeitos prejudiciais e benefícios que impeçam as duas continuações brancas bem sucedidas anteriores além de um terceiro prejuizo permitindo uma terceira continuação branca bem sucedida, a Correção Negra será de
terceiro grau.

Crítico, Lance (Movimento): Uma peça se move ao longo de sua linha de ação e ultrapassa uma casa crítica que será interceptada posteriormente.

Dalton: Peça branca (A) desprega peça negra (B) que, por sua vez, prega a peça (A).

Dentista: Uma peça negra desprega uma peça branca por meio de interferência. Então, aquela peça branca se move formando uma bateria negra que é obrigada a jogar.

Djurasevic:
   
A B C
C A B
Djurasevic "n x n": A tabela exemplifica o modelo 3x3.
   
A B C
B C A
C A B
Djurasevic Múltiplo de "n": Permutação cíclica da chave, ameaça e "n-2" variantes. A tabela exemplifica o modelo Djurasevic quíntuplo com 3 variantes.
  a b c
A B C D E
B C D E A
Dombro-Lacny:
  a b
  A B C
  B C A
Dombro-Lacny "n x n": A tabela exemplifica o Dombro-Lacny "3x3".
  a b
  A B C
  B C A
  C A B
Dombro-Lacny Múltiplo de "n": Permutação cíclica da ameaça e "n-1" variantes. A tabela exemplifica o Dombro-Lacny Quíntuplo com 4 variantes.
  a b c d
  A B C D E
  B C D E A

Dombro-Zagoroujko: O mesmo que Zagoroujko incluindo pelo menos um Paradoxo Dombrovskis.

Dombrovskis: Leva o nome do compositor Alfred Dombrovskis.
  a b
  A !  
  B   !
    A B
Dombrovskis, Paradoxo:
  a
  A B / !
    A

Dresden: O ensaio apresenta uma ameaça prematura refutada por uma defesa negra. Na solução, a ameaça é precedida por um lance preparatório que elimina aquela defesa mas permite uma nova tentativa de defesa com uma peça negra diferente. Veja também o tema Romano.

Duchateau: Ver Le Lionnais.

Duelo Branco-Preto: Pelo menos 3 diferentes movimentos da mesma peça branca são seguidas por diferentes lances de uma mesma peça negra.

Duelo Preto-Branco: Pelo menos 3 diferentes movimentos da mesma peça negra são seguidas por diferentes lances de uma mesma peça branca.

Durbar: Todos os lances do bando que dá mate são feitos pelo Rei.

E1: Dois lances de mate em potencial falham porque cada um interfere em duas linhas de ação das brancas que guardam duas diferentes casas do campo do Rei negro. Ao mesmo tempo, involuntariamente, abre outra linha de guarda para uma daquelas casas. As negras abrem mais uma linha de guarda para uma das casas temáticas permitindo, então, as brancas darem mate com um lance que abre uma linha para outra casa temática.

E2: Dois lances de mate em potencial falham porque cada um interfere em duas linhas de ação das brancas que guardam duas diferentes casas do campo do Rei negro. Ao mesmo tempo, involuntariamente, abre outra linha de guarda para uma daquelas casas. As negras bloqueiam uma das casas temáticas permitindo, então, as brancas darem mate com um lance que abre uma linha para outra casa temática.

Elerman-Makihovi:
  a
    A,B
    A
    B
Erokhin: Leva o nome do compositor Vladimir Erokhin.
  a
  A B
B   A
Erokhin Duplo:
  a b
A B C D
C D B A
Erokhin 4x4:
  a b
A B C D
C D B A
B A D C
D C A B

Estrela: O Rei executa os 4 diferentes lances em diagonal.

Excelsior: Um Peão que, no diagrama, aparece em sua casa inicial, deve promover ao longo da solução.

F: Uma casa no campo do Rei negro é controlada por duas peças brancas. As brancas interferem numa dessas linhas permitindo as negras defender interferindo na segunda linha.

Feldmann 1: Uma Correção Negra tem como continuações primária e secundária, as continuações secundária e primária de outra Correção Negra.

Feldmann 2: As continuações primária e secundária de uma Correção Negra passam a ser, respectivamente, secundária e primária entre duas fases.

Figurativo: As peças são arrumadas sobre o tabuleiro com o intuito de apresentar formas de animais, letras , números, objetos, etc.

Fleck: Leva o nome do compositor húngaro, Ferencz Fleck. As ameaças (pelo menos 3) são respondidas por um número equivalente de defesas negras e não deve haver duais após cada defesa. Veja também o tema Karlstrom-Fleck.

Focal: Uma peça controla duas casas em diferentes linhas de ação.

Franco-Russo: Cada ensaio temático tem um diferente efeito de prejuízo explorado na refutação. A chave deve conter todos esses prejuízos.

G: Uma casa no campo do rei negro é controlada por duas peças brancas andarilhas. As brancas fecham uma dessas linhas para não permitir que a segunda seja fechada pelas negras.

Gamage: Leva o nome do compositor Frederick E. Gamage. Uma peça negra pregada (A) sofre interferência de outra peça negra (B) de tal modo que as brancas podem despregar a peça (A) para dar mate (Gamage 1). Se a interferência foi passiva (pelo movimento da peça pregada), será Gamage 2. Em ambos os casos, a despregadura deve ser direta, ou seja, pela retirada da peça branca que prega. Veja também Anti-Gamage, Defesa Goethart e Anti-Goethart.

Goethart, Defesa: As brancas despregam peça preta cujas negras acabaram de auto-interferir. A despregadura deve ser indireta, ou seja, pela interposição de outra peça branca (que não é a que prega). Veja também o tema Anti-Goethart, Gamage e Anti-Gamage.

Grimshaw: Peça negra andarilha ocupa uma casa crítica para interferir em outra peça negra também andarilha porém de passo diferente. Se a segunda peça também interferir na primeira (ocupando a mesma casa crítica), o Grimshaw será recíproco. Veja também, Novotny e Pickabish.

Grimshaw Bicolor: A mesma estratégia Grimshaw executada por peças de cores diferentes.

Grimshaw Branco: As regras Grimshaw se aplicam às peças brancas. Nos mates diretos, o Grimshaw branco se manifestará nos ensaios que falham pela auto-interferência típica deste tema.

Grimshaw Cíclico: Interferência recíproca entre pelo menos 3 peças negras andarilhas diferentes entre si (no movimento) e numa mesma casa.

Grimshaw Cíclico Branco: As regras Grimshaw Cíclico se aplicam apenas às peças brancas.

H: Uma casa no campo do Rei negro é controlada por 3 peças brancas. As brancas interferem em uma dessas linhas criando uma ameaça que interferirá numa segunda linha permitindo as negras se defender interferindo na terceira linha.

Hamburgo: Uma peça negra (A) é capaz de defender completamente uma ameaça. Contudo, quando há o movimento de outra peça negra (B), a peça (A) continua defendendo uma ameaça porém acumulando um prejuízo que permite o mate.

Hannelius:
  a b
  A !  
  B   !
    B A
Hannelius Cíclico:
  a b c
  A !    
  B   !  
  C     !
    B C A

Hassberg: Peça branca (A) desprega peça negra (B) se auto-pregando com a própria peça (B). Na defesa, a peça (B) se auto-prega despregando a peça (A) que dará o mate.

Healey: Ver Bristol.

Herlin: Também conhecido como Peri-Índio, leva o nome do compositor Theodore Herlin. A peça que executa a chave, ocupa uma casa crítica. Em seguida, outra peça branca posiciona-se por trás da casa crítica para formar uma bateria indireta.

Herpai: As negras interferem, simultaneamente, em duas de suas peças, o que permitirá dois mates distintos. Porém, os lances negros tem efeito anti-dual.

Hirondelle-Swallow: Uma peça andarilha branca joga vários lances consecutivamente ao longo de uma mesma linha com, pelo menos, uma mudança de direção.

Holst: O ensaio falha pela promoção de um peão negro. Na solução, a variante principal força a promoção deste mesmo peão negro para uma peça de tipo diferente.

Holzhausen: Peça negra (A) interfere em outra peça negra (B) de movimento semelhante numa linha diferente do movimento executado pela peça (A) (se ambas as peças estavam na mesma linha, será um Anti-Bristol).

Howard: Peça branca pregada (A) desprega peça negra (B). Na defesa, a peça (B) desprega (A).

Hume: Peça negra (A) semi-pregada se move despregando peça branca que dará o mate. A peça negra (B) semi-pregada que não moveu, fica pregada impossibilitada de defender o mate. Numa segunda variante, as peças (A) e (B) invertem suas funções. Veja também o tema Anti-Hume.

Indiano: Também conhecido como "Loveday" ou "Índio", baseado na obra que exemplifica este verbete. Uma peça branca realiza um lance atravessando uma casa crítica onde outra peça branca, primeiramente, irá ocupa-la e, depois, desocupa-la.

Indiano Preto: As regras do Indiano se aplicam apenas às peças negras.

Isaev: Anti-Somov A + Somov B em uma mesma variante.

Java: Anti-dual baseado no fechamento de linhas brancas: Duas peças brancas controlam uma casa do campo do Rei negro. As negras interferem numa dessas linhas deixando a outra linha livre.

Karlstrom-Fleck: Tema Fleck onde pelo menos uma defesa defende todas as ameaças mas cria um mate totalmente novo.

Keller, Paradoxo: Leva o nome do compositor Michael Keller. As brancas movem para uma casa recém guardada (ou guarda reforçada) por peça negra.

Kiss:
  a b
A   B C
B   C A
Kiss "n x n": A tabela exemplifica o Kiss '3x3".
  a b
A   B C
B   C A
C   A B
Kiss Múltiplo de "n": Permutação cíclica da chave e "n-1" variantes. A tabela exemplifica o Kiss Quádruplo com 3 variantes.
  a b c
A   B C D
B   C D A

Kniest: As brancas capturam uma peça negra na casa onde o rei negro, posteriormente, leverá mate.

Lacny:
  a b c
    A B C
    C A B
Lacny "n x n": A tabela exemplifica o Lacny '3x3".
  a b c
    A B C
    B C A
    C A B
Lacny Múltiplo de "n": Permutação de "n" variantes. A tabela exemplifica o Lacny Quádruplo com 4 variantes.
  a b c d
    A B C D
    B C D A
Lacny Partido em 3 Fases:
  a b c
    A C  
    B   C
      B A
 
  a b c
    A B  
    B   C
      C A

Larsen: Peça branca (A) pregada se auto-prega pela segunda vez, prega uma peça negra (B), e forma uma terceira bateria permitindo levar xeque indireto. Na defesa, as negras despregam as peças (A) e (B).

Le Grand:
  a
  A B
  B A
Le Grand Cíclico:
  a
  A B
  B C
  C A

Le Lionnais: Também conhecido como "Duchateau". O rei branco possui os 8 possíveis diferentes movimentos mas apenas um é a chave.

Levman, Defesa: As brancas podem ameaçar mate com auto-interferência mas abrindo outra linha de ação branca que mantém sob controle uma casa do campo do Rei negro. As pretas se defendem interferindo nesta nova linha de ação branca.

Loshinsky: Bristol Bicolor onde ambas as peças temáticas movem para duas diferentes casas adjacentes.

Loveday: Ver Indiano.

Loyd-Turton: As mesmas regras do Turton mas a peça "A" é mais forte que a peça "B". Veja também o tema Bristol.

Luukonen:
  a b
  A B / ! C / !
    A A

Mackenzie: Duas peças negras controlam uma bateria branca. Em duas variantes uma dessas peças se move abandonando este controle e a bateria branca joga capturando ou interferindo com a outra peça negra.

Mai 2:
  a b
  A,B C,D  
  C,D   A,B

Mari: Leva o nome do compositor italiano Alberto Mari. As brancas não podem interferir numa linha recém aberta pelas negras.

Maslar: Uma peça branca andarilha (A), efetua um lance crítico para ser interferida por uma peça negra (B). Com a entrada do rei negro nesta linha, o mate é dado pela captura da peça (B) pela peça (A).

Mate Mudado: Veja também Mate Mudado Recíproco e Mate Mutante.
  a
    A
    B
Mate Transferido:
  a b
    A  
      A
Mate Mudado Recíproco / Reciprocal Change: Veja também Mate Mudado.
  a b
    A B
    B A

Mlynka: Os mesmos lances defensivos alternam, ciclicamente, diferentes efeitos táticos.

Movimentos Coordenados: Para cada defesa executada por uma peça negra (A), há um mate aplicado por peça branca (B) análoga à peça (A). Por exemplo: A=Peão / B=Peão; A=Cavalo / B=Cavalo; etc. Veja também o tema Balbo.

Munich: No Jogo de Ensaios, uma peça branca move para uma casa evitando que outra peça branca ocupe ou atravesse aquela casa. A Variante principal utiliza este auto-prejuízo.

Mutante, Mate: As brancas devem apresentar pelo menos um Mate Mudado além de todos os lances negros serem pré-existentes no Jogo Aparente.

Nietvelt, Defesa: Uma peça negra se auto-prega porque a ameaça vai desprega-la (pela retirada da peça pregadora).

Novotny: Uma peça branca ocupa uma casa crítica interferindo, simultaneamente, em duas peças negras ("A" e "B") andarilhas (de diferentes andamentos). Quando "A" captura a peça branca, interfere em "B" e vice-versa.

Novotny Branco: Uma peça negra ocupa uma casa crítica interferindo, simultaneamente, em duas peças brancas ("A" e "B") andarilhas (de diferentes andamentos). Quando "A" captura a peça negra, interfere em "B" e vice-versa.

Novotny Finlandês: As mesmas regras do Novotny mas havia uma peça negra na casa crítica.

Odessa:
  a b c d
  A, B C D    
  C, D     A B

ODT: (Orthogonal/Diagonal Transfer). Os mesmos efeitos apresentados pelos movimentos ortogonais são também apresentados em movimentos diagonais.

Oito Mãos / Eight Hands round: Quatro Grimshaws entre duas peças iguais.

Pate-Mate: Um lance branco concede movimentos às negras que se encontravam em pate (sem lances legais).

Pêndulo: Uma peça branca e uma negra deixam uma casa. Então ambas retornam alguns lances depois (ou retornam para uma casa análoga).

Pelle, Movimento: Movimento efetuado por peça pregada.

Pericrítico, Movimento: Movimento paralelo à linha da bateria que se deseja formar, executado pela peça que visa colocar-se como peça traseira daquela bateria.

Peri-índio: Ver Herlin.

Phenix: Uma peça é capturada e, então, uma promoção ao mesmo tipo de peça é feita.

Pickabish: Grimshaw onde uma das peça temáticas é um Peão (em sua casa original).

Pickaninny: Os 4 possíveis movimentos do Peão negro em sua casa original, quais sejam: Passo simples a frente, duplo-passo, captura à direita e captura à esquerda. Veja também o tema Albino.

Plachutta: Criado por Josef Plachutta, nascido na Áustria em 1833. Uma peça branca interfere simultaneamente em duas peças negras andarilhas de movimento semelhante. Veja também o tema Plachutta Branco.

Plachuta Branco: As negras interceptam simultaneamente duas peças brancas andarilhas de movimento semelhante. Veja também o tema Plachutta.

Popandopoulo, Bateria: Duas Baterias Siers na mesma variante com a mesma peça traseira e duas diferentes peças dianteiras.

Pronkin: Um Peão promove. Esta peça promovida se move até a casa que seria sua posição inicial em um jogo de xadrez. Veja também, Anti-Pronkin.

Pseudo-Djurasevic:
  a b
A B C  
B C   A
Pseudo-Djurasevic "3 x 3":
  a b c
A B C    
B C   A  
C A     B

Pseudo-Fleck: Tema Fleck onde alguns lances negros não defendem a ameaça.

Pseudo-Le Grand:
  a b
  A B  
  B   A
Pseudo-Le Grand Cíclico:
  a b c
  A B    
  B   C  
  C     A

PW: Do alemão "Platzwechsel". Permutação cíclica de casas entre duas peças ou mais.

Quatro Mãos / Four Hands round: Dois Grimshaws entre duas peças iguais.

Reis Magos: Também conhecido como "Rey Ner" (nome do compositor argentino Thomas Rey Ner). O rei negro leva mate na casa que inicialmente era ocupada pelo rei branco.

Rey Ner: Ver Reis Magos.

Reverso: Veja também Salazar.
  a
A   B
B   A
Reverso Ameaça:
   
A B  
B A  
Robert:
  a b c .. y
    A,B,..,X        
    Z A B .. X

Romano: Leva este nome porque o problema exemplo, de Kohtz & Kockelkorn, foi dedicado ao maestro italiano Guglielmetti. O ensaio apresenta uma ameaça prematura refutada por uma defesa negra. Na solução, a ameaça é precedida por um lance preparatório que elimina aquela defesa mas permite uma nova tentativa de defesa com a mesma peça negra. Veja também o tema Dresden.

Ropke: Anti-Dual baseado em duas promoções de um mesmo Peão negro na mesma casa de promoção.

Rosácea / Wheel: Oito diferentes movimentos de um pulador a partir de uma mesma casa.

Rudenko:
  a b
  A, B    
    A B
 
  a
  A, B  
    A
    B
Rukhlis:
  a b c d
    A B    
    C D A B
Rukhlis Extendido:
  a b c d e f
    A B C      
    D E F A B C
Rukhlis Ideal:
  a b c d
    A B C D
    E F A B

Rupp: Peça branca (A) desprega peça negra (B) e vai pregar outra peça negra (C) para conseguir a ameaça. Na defesa, a peça (B) desprega a peça (C).

Sackmann: Uma peça andarilha, para alcançar uma determinada linha (L), deve escolher um entre dois ou mais caminhos semelhantes. Cada caminho leva a uma diferente casa da linha (L). O caminho correto leva a peça para a única casa da linha (L) onde as negras não conseguem estabelecer uma defesa.

Salazar: Reverso onde a casa desocupada por um dos lances chaves torna a ser ocupada novamente (em seguida).

Schiffmann, Defesa: As negras se auto-pregam e, em seguida, uma ameaça é refutada por auto-interferência branca que desprega a peça negra.

Schiffmann Real: Na Defesa Schiffmann, o lance em que as negras se auto-pregam é feito com o Rei.

Schor: Peça branca (A) desprega peça negra (B) e se auto-prega. Na defesa, a peça (B) desprega (A).

Schwalbe, Forma: Apenas uma peça branca se move ao longo da solução.

Seeberger: Cheney-Loyd Preto onde a peça interferida (A) não pode mover. Então as brancas fazem um lance de espera para obrigar a peça (A) mover.

Seis Mãos / Six Hands round: Três Grimshaws entre duas peças iguais.

Seneca: Os ensaios da mesma peça branca permitem fugas por interferência. No Jogo Real, as defesas feitas por uma mesma peça negra, bloqueiam as casas de fuga fazendo com que aqueles ensaios retornem como mates.

Sharp: Formação de bateria seguida da destruição desta mesma bateria.

Siga Meu Lider: Uma peça se move para casa desocupada por outra peça (de mesma cor) no lance imediatamente anterior.

Siers, Bateria: A peça dianteira de uma bateria, na primeira vez que se move, concede uma casa de fuga ao Rei inimigo. No seu segundo movimento, dá xeque direto.

Somov B1: O lance de mate pode interceptar uma linha branca que controla uma casa no campo do Rei negro porque as negras acabaram de abrir uma outra linha branca.

Somov B2: O lance de mate pode interceptar uma linha branca que controla uma casa no campo do Rei negro porque as negras acabaram de bloquear aquela casa.

Stocchi: Auto-interferências (pelo menos três) efetuadas na mesma casa.

Super-AUW: As quatro promoções ortodoxas (Dama, Torre, Bispo e Cavalo) e (pelo menos) uma promoção feérica.

Sushkov: Os lances temáticos de um Pseudo le Grand devem ainda apresentar um efeito anti-dual em uma das fases.

Switchback: A peça retorna à uma casa previamente ocupada por ela. O caminho da volta é idêntico ao da ida. Veja também Circuito.

Taale: O lance chave desprega, simultaneamente, uma peça branca (A) e uma peça negra (B). A peça (B) realiza tentativas de defesa da ameaça provocada por (A).

Tura: Mate Mudado Recíproco cujas continuações trocam o segundo e o terceiro lance branco.

Turton: A peça "A" se move ao longo de uma linha passando sobre a casa crítica permitindo que a peça "B", de mesma cor, se mova para a casa crítica. Então, a peça "B" se move ao longo da mesma linha de "A" mas na direção oposta, sendo guardada por "A". A peça "B" deve ser mais forte que a peça "A". Veja também os temas Bristol, Zepler-Turton e Loyd-Turton.

Tuxen: A chave deve formar 3 baterias de tipos diferentes que serão exploradas nas defesas e no mate.

Twente:
  a b
    A,B A,B
    A B

Umnov: As brancas movem para a casa recém desocupada pelas negras. O tema é "atrasado" se as brancas não movem imediatamente para esta casa.

Umnov, Defesa: As negras refutam a ameaça movendo para a casa ameaçada.

Urania:
  a
A    
  A  
    A

Valladão 1: Tema proposto pelo Mestre Brasileiro de Xadrez Prof. Joaquim Valladão Monteiro. Peça branca desocupa uma casa de maneira que a ameaça (na solução ou nos ensaios) se concretize ocupando aquela mesma casa.

Valladão 2: Tema proposto em 1965 pelo Mestre Brasileiro de Xadrez Prof. Joaquim Valladão Monteiro. Exige promoção, roque e captura en passant.

Veliky: Leva o nome do compositor ucraniano Nikolai Veliky. Nas refutações dos ensaios brancos, uma peça negra persegue uma peça branca de forma paralela.

Vladimirov:
  a b
A   !  
B     !
    A B
Volgogrado:
  a
A B C
D A B

Weenink: A chave abre linha branca para que a ameaça possa fechar outra linha branca.A defesa fecha e abre linhas brancas de modo que o mate se realiza por abertura de linha branca e fechamento de linha negra.

Wurzburg-Plachutta: Auto-interferência mútua (cíclica) na mesma casa entre duas (ou mais) peças andarilhas negras iguais.

Zabunov: A peça dianteira de uma bateria, se torna a peça traseira em outra bateria.

Zagoroujko "m x n": Leva o nome do compositor Leonid Zagoroujko. Existem "m" diferentes continuações para cada "n" tentativas de defesa negra. A tabela exemplifica o Zagoroujko '3x2".
  a b
    A B
    C D
    E F
Zagoroujko Cíclico:
  a b
    A B
    B C
    C A
Zagoroujko Múltiplo de "n": Permutação cíclica de "n" mates para duas tentativas de defesa negra. A tabela exemplifica o Zagoroujko Quádruplo.
  a b
    A B
    B C
    C D
    D A

Zajic: Uma peça negra se move para uma casa do campo do Rei negro onde é capturada por uma peça branca que, por sua vez, é capturada pelo Rei negro.

Zepler-Turton: As mesmas regras do Turton mas após a peça "B" mover para a casa crítica, é a peça "A" quem move novamente ao longo da mesma linha sendo guardada por "B".

Zilahi: A peça que dá mate em uma fase deve ser capturada na outra fase e vice-versa.

Zilahi Cíclico: Permutação cíclica das peças que dão mate e que capturam.

Zuk:
  a b
  A,B ! !
    A B

(p)2007 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.