Página inicialwww.oproblemista.com.br Você está aqui Biografia
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br

Gerd Giebel

Gerd Giebel, nasceu em 24 de dezembro de 1933 em Ponta Grossa (PR), faleceu em 26 de maio de 2004 em São Bento do Sul (SC). Foi um dos maiores incentivadores do xadrez em Santa Catarina.

Teve participação destacada no xadrez ao vivo e epistolar além de ser compositor e solucionista de problemas de xadrez.

Seu espírito empreendedor mantinha vivo o único jornal sobre problemismo em circulação no Brasil, o Jornal do Solucionismo, que "herdou" de Caetano Belliboni e que alcançou 54 edições desde 1990 até 2003. Promoveu diversos eventos enxadrísticos, coordenou o Campeonato Brasileiro de Soluções em 2002/2003 e, até seu falecimento, ocupava o posto de capitão da equipe brasileira no campeonato mundial de composição.

Por mais de uma vez, integrou a Confederação Brasileira de Xadrez demonstrando sua total dedicação nas mais variadas áreas do xadrez: esportivo, lúdico, artístico e administrativo.

Cirurgião-Dentista, falava e escrevia fluentemente em alemão traduzindo diversos artigos e obras xadrezísticas.

Sua paixão pelo xadrez provavelmente foi herdada do pai, Max Giebel (10/jun/1905 - 07/fev/1991), que saiu da Alemanha para vir morar no Brasil (Ponta Grossa-PR) aos 19 anos de idade. Participou de inúmeros torneios, simultâneas e concursos de solucionismo até avançada idade quando decidiu parar "já que não mais enxergava as peças sobre o tabuleiro", dizia.

Fontes:
Academia Brasileira de Cultura e Xadrez.
Arquivos de Problemas de Xadrez

Ficarei imensamente grato a todos aqueles que puderem contribuir com mais dados biográficos (LM).


(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.