UBP

TTC

UERJ
Núcleo de xadrez Educacional

International Solving Contest 2012
(Seção Brasil)
(29/01/2012)
O Problemista | Resultados
 

Foi realizado no Rio de Janeiro, simultaneamente com outras dezenas de cidades em 30 países, a seção brasileira do International Solving Contest (ISC-2012) promovido pela World Federation for Chess Composition (WFCC), reconhecido pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e organizado no Brasil pela União Brasileira de Problemistas (UBP).

Todos os solucionistas ao redor do mundo tiveram de solucionar os mesmos problemas de xadrez, ao vivo em suas respectivas cidades. No Brasil o evento aconteceu as 8h da manhã do dia 29 de janeiro de 2012 (domingo, sincronizadamente com os demais países) no ótimo salão de xadrez do Tijuca Tênis Clube.

Os problemas tiveram de ser solucionados em até 4 horas (duas seções de 2 horas cada) e os participantes foram distribuídos em duas categorias: "Experientes" e "Iniciantes". A participação na categoria 1 ("Experientes") tem especial importância por permitir a obtenção de rating internacional de solucionismo.

Esta foi a 6ª participação do Brasil no ISC (realizado anualmente desde 2005) sempre no Rio de Janeiro (em 2009 Belo Horizonte também participou com apoio da Casa do Xadrez).

A arbitragem foi de Paulo Levy (RJ) que também é Árbitro FIDE. Aproveito para agradecer imensamente aos diretores Reynaldo Velloso e Sergio Diaz (Tijuca Tênis Clube) por disponibilizarem o salão de xadrez e toda infraestrutura.

Na categoria 1, o melhor brasileiro foi Ricardo Vilela (MG) e na categoria 2 o destaque ficou com Renato Carvalho (RJ) que, em sua primeira participação em torneios de solucionismo, foi o mais pontuado entre os brasileiros. Todos os resultados, além dos problemas e soluções, estão no site do MatPlus.

Fotos: (acima) Ricardo Vilela (MG), Fernando Madeu (camisa vermelha) e Reinaldo Mano (ao fundo). Na foto ao lado, AF Paulo Levy. Nas fotos abaixo: Leo Mano, Reinaldo Mano, Fernando Madeu, José Blanco, Reynaldo Velloso, Ricardo Vilela, Paulo Cesar Levy e Renato Carvalho.


 



 
Solving Show
Após o ISC, foi realizado o primeiro Solving Show de 2012: uma competição "mata-mata" onde os solucionistas duelam entre si resolvendo problemas projetados em um telão.

Desta vez, o grande vencedor foi Leo Mano. Todos os duelos, problemas, soluções e pontuações podem ser vistos aqui.

O grande favorito era Ricardo Vilela mas foi eliminado logo na primeira faze pelo também experiente José Blanco.

Mais uma vez, a revelação foi o ótimo desempenho do Renato Carvalho que demonstrou ser um solucionista rápido no gatilho (derrotado apenas pelo campeão nas semi-finais).

Foto: Os vencedores do SolvingShow: Renato Carvalho (bronze), Leo Mano (ouro) e Fernando Madeu (prata).

Aproveito para agradecer ao Dr. Bráulio dos Santos Jr. por disponibilizar o equipamento necessário ao Solving Show.

Finalmente, agradeço a todos que participaram e colaboraram para a realização deste evento único na América Latina.

 
Agradecimentos Especiais
AF Paulo Cesar Levy (UERJ)
Reynaldo Velloso (TTC)
Sérgio Dias (TTC)
Bráulio dos Santos Jr (ALEX)

ALEX - Associação Leopoldinense de Xadrez
Problemas de Xadrez
O Problemista!

UERJ - Núcleo de Xadrez Educacional
Xadrez Carioca

 
ISC 2012 (Seção Brasil)
Controlador Central: Axel Steinbrink (PCCC-FIDE)
Controladores Locais:
AF Paulo Cesar Levy (RJ)
Coordenação Geral (Seção Brasil): Roberto Stelling e Leo Mano (UBP)
Apôio: Tijuca Tênis Clube (RJ)

(p) 2012 por Leo Mano - www.oproblemista.com.br