Página inicialwww.oproblemista.com.br Você está aqui Notação
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br

Notação Algébrica

Nossa página utiliza a Notação Algébrica onde as linhas do tabuleiro são numeradas de 1 até 8 e as colunas de 'a' até 'h'. Cada casa do tabuleiro é, então, identificada por uma letra (identificando a coluna na qual se encontra) e mais um número (identificando a linha na qual se encontra).

Sendo assim, o Rei branco (no diagrama 1) se encontra na casa e1 e o Rei negro na casa e8 (como no jogo "Batalha Naval"). Use sempre letra minúscula para indicar a coluna.

Por sua vez, as peças são identificadas pela letra inicial de seus nomes em português (Rei, Dama, Torre, Bispo, Cavalo e Peão). Use sempre letra maiúscula para identificar a peça.

Quando queremos anotar um movimento como, por exemplo, o lance representado no diagrama 1 (Peão do Rei movendo-se duas casas a frente), anotamos a letra que identifica a peça que se move ("P") seguida da identificação da casa destino ("e4"). O resultado final será: "Pe4". No caso particular dos Peões, muitos autores omitem a letra "P" e escrevem simplesmente "e4". Contudo, as outras peças são obrigatoriamente indicadas com sua letra inicial. Por exemplo, o lance "Rf1" no diagrama 1, indica um movimento do Rei branco uma casa à direita.

   
A notação algébrica é muito apropriada para anotar sequências de lances. Ela, por exemplo, não se preocupa em identificar a cor da peça que se move pois ela assume que brancas e pretas jogam alternadamente. Vários lances podem ser representados em uma única sequência e, para facilitar a leitura, costumamos numerar os lances efetuados. Por exemplo, a sequência de lances "1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 Cf6" resulta no diagrama 1b.
  
Por vezes nos deparamos com situações duvidosas como, por exemplo, no diagrama 1c. Queremos anotar o lance "Ce5" mas ambos os cavalos podem realizar tal movimento. Como indicar, claramente, qual cavalo queremos mover?

Para isso, será necessário acrescentar uma referência à casa de origem da peça que queremos mover. Por exemplo "Cfe5", ou seja, o cavalo da coluna "f" move para "e5". Também seria válido escrever "C3e5", ou seja, o cavalo da linha 3 move para "e5". Por outro lado, seria redundante a forma "Cf3e5" (além de ser menos legível).

A notação algébrica, também comporta alguns outros símbolos muito usados: "O-O" (roque na ala do Rei); "O-O-O" (roque na ala da dama); "x" (captura); "+" (xeque); "#" (mate); "e.p." (captura en passant); "=" (promoção); "!" (lance forte); "!!" (lance muito forte); "?" (lance fraco); "??" (lance muito fraco); "?!" (lance duvidoso).

Desta forma, a partida apresentada no diagrama 1b poderia continuar com 4.O-O Cxe4 5.d4 exd4? 6.Te1 d5 7.Cxd4 etc.


Notação Forsyth

Forsyth é o nome da notação utilizada para representar diagramas de xadrez. Leva o nome de seu criador, o escocês David Forsyth, e é extremamente eficiente como forma de registro escrito. Cada peça é representada por uma letra (maiúscula para as brancas e minúscula para as negras). Em português temos Rei, Dama, Torre, Bispo, Cavalo e Peão.

Anotamos a posição de cada peça em cada casa do tabuleiro começando da linha do alto até a linha inferior. Casas vazias são representadas por números. No exemplo ao lado, o resultado final será "7B/8/8/8/T7/1Pc5/BtP1p3/r1R1T3".


Enunciados

Alguns enunciados, ao invés de apresentados em palavras, podem ser representados por símbolos conhecidos internacionalmente. Aqui estão relacionados os principais.

= (Brancas jogam e empatam)
+ (Brancas jogam e ganham)
#n (Mate Direto. Brancas jogam e dão mate em "n" lances)
H#n (Mate Ajudado. Negras jogam e colaboram para que as brancas dêem mate em "n" lances)
S#n (Mate Inverso. Brancas jogam e obrigam as negras a darem mate em "n" lances)
R#n (Mate Reflexo. Brancas jogam e colaboram para que as negras dêem mate em "n" lances)
=n (Pate. Brancas jogam e forçam empate em "n" lances)
H=n (Pate Ajudado em "n" lances)
S=n (Pate inverso em "n" lances)
R=n (Pate Reflexo em "n" lances)
Max (Indicação complementar indicando ser um problema máximo)
Min (Indicação complementar indicando ser um problema mínimo)

Obs: Algumas publicações preferem usar o símbolo "++" ao invés de "#".


Outros idiomas

Navegando no mundo sem fronteiras da internet, vamos encontrar diversas páginas de xadrez nos mais variados idiomas. As regras para anotação dos lances não mudam. Muda apenas a representação das peças. Alguns sites, com o objetivo de atender todos os seus visitantes (independentemente de seu idioma), ao invés de letras para identificar as peças, utiliza o próprio desenho delas. Por exemplo, "f3".

Outro aspecto importante é a compatibilidade com programas que jogam xadrez. Muitos deles trabalham com a notação algébrica e/ou Forsyth. Contudo, a grande maioria destes programas (e suas bases de dados) foram desenvolvidos na língua inglesa que, praticamente, se tornou um padrão internacional para estas notações.

A seguir, você encontrará uma tabela com o nome das peças de xadrez em diversos idiomas.

IdiomaReiDama TorreBispoCavaloPeão
Alemão KönigDame TurmLaufer SpringerBauer
TchecoKral DamaVez StrélecJazdec Peseceria
Dinamarquês KongeDronning TaarnLeber SpringerBoude
EspanholRey DamaTorre AlfilCaballo Peón
Francês RoiDame TourFou CavalierPion
HolandêsKoning DameToren LooperPaard Pion
Húngaro KiralyVezer BástiaPutar HúszarGyalog
ItalianoRe DonnaTorre AlfiereCavallo Pedone
Inglês KingQueen RookBishop KnightPawn
PolonêsKrol DamaWieza PazKon Pionek
Romeno RegeDama TurnNebum CalPion
RussoKorol FerzLadia SlenKonj Pechka

(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.