Página inicialwww.oproblemista.com.br Você está aqui Retroteca (RT20/29)
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br
RT00/09 | RT10/19 | RT20/29 | RT30/39 | RT40/49 | RT50/59 | RT60/69 | RT70/79 | RT80/89


 RT20 - T. Volet
Waxmatbi, 1980.
(8x16) 5RDC - cptdtTBC - p1pppTBb - 5ppp - 8 - 7r - 4c1b1 - 8

Como se chegou na posição?


 RT21 - Ceriani
Waxmatbi, 1955.
(11x14) 5bbc - 2p1pptc - 1p3pt1 - 6pT - 7r - p2D1P2 - RPPPP1PP - 2B5

Como foi dado o xeque?


 RT22 - L. Borodatov
Waxmatbi.
(11x5) c5T1 - 3rPpPP - BP1PtP1P - 1R2p1P1 - 8 - 8 - 8 - 8

#1. Mate em 1.


 RT23 - A. Ivanov
Waxmatbi
(8x8) 8 - 8 - 8 - 8 - 7t - PbPR2c1 - tP1PP1P1 - rdB2cb1

Como foi dado o mate?


 RT24 - A. Korinlov
Waxmatbi
(12x10) 3C1tr1 - bP1p1ppT - 1pp3p1 - 4R1p1 - 3PB3 - 2P2P2 - 1P2P1P1 - 7T

O último lance negro foi roque?


 RT25 - F. Fatxullin
Waxmatbi, 1978.
(14x9) 8 - Tppp3P - 1p6 - 5PB1 - 4pRBP - 4P1cC - 3P2P1 - 2CTdrtD

#1. Mate em 1.


 RT26 - L. Liobaxevski
Waxmatbi
(12x10) 8 - ppp1p2p - 6p1 - 8 - 7P - 2RP2Pt - 1P1PPPrB - TTD3bc

Onde foi capturado o peão negro da coluna "f"?


  RT27 - Ceriani
Waxmatbi, 1952
(6x15) 4bR1r - 2PppPcc - 2p2pd1 - 8 - 7p - 7P - 2p1PPpp - 6bt

a) Qual foi o primeiro lance do bispo branco de casas brancas?
b) Qual foi o último lance do bispo branco de casas brancas?


 RT28 - C. Volobuev
Waxmatbi, 1982.
(13x13) 2b5 - PC1p3p - Rp6 - 8 - p1rPP3 - PccpP2p - BPTp2PT - dDb5

Há mate em 1?


 RT29 - I. Tixenko
Waxmatbi, 1982.
(5x10) 2bDTRCt - 1ppppTpr - 5p1p - 8 - 8 - 8 - 8 - 8

#1. Mate em 1. Quem?


Soluções

RT20 - As brancas não podem voltar nenhum lance neste momento. Portanto, as negras começam a sequência de retorno: 17... Rg4xh3 16.h2-h3+ Rf3xg4 15.g3-g4 Re4xf3 14.f2-f3+ Rd5xe4 13.e3-e4+ Rc4xd5 12.d4-d5 Rc5-c4 11.d3-d4+ Rb6xc5 10.c4-c5+ Ra5xb6 9.b5-b6 Rb6xa5 8.a4-a5+ Bd5-g2 7.b4-b5 Cb5-a7 6.a3-a4 Ra7-b6 5.a2-a3 Rb8-a7 4.c3-c4 Rc8-b8 3.c2-c3 Rd8-c8 2.d2-d3 Dc8-d7 1.g2-g3 Td7-e7. Na ponta do lápis! Os peões brancos não podem voltar mais pois as torres brancas precisam voltar para a primeira fila e o bispo de casas brancas precisa voltar para f1. Agora, com a torre branca livre para fazer retro-lances, fica fácil desfazer toda a posição. Sensacional sequência de descaptura de 8 peões brancos.

RT21 - A posição de desfaz com 22.Th6xDh5 a4-a3 21.Dd8-d3 a5-a4 20.Db8-d8 a6-a5 19.b7-b8=D a7-a6 18.a6xCb7 Cd6-b7 17.Rb3-a2 Ce4-d6 16.Rc3-b3 Cg3-e4+ 15.Rd3-c3 Ce4-g3 14.Re3-d3 Cg3-e4 13.Rf2-e3 Cf5-g3 12.Rg1-f2 Cg3-f5 11.Rh1-g1 Cf1-g3+ 10.a5-a6 f2-f1=C 9.a4-a5 e3xTf2 8.Tf1-f2 d4xDe3 7.Dg1-e3 d5-d4 6.Tf2-f1 d6-d5 5.Dd1-g1 d7-d6 4.Tf1-f2 Rg4-h4 3.f2-f3+ Rf5-g4 2.Rg1-h1 Df3-h5 1.O-O, etc... O passeio do rei branco de a2 até h1 é fantástico. O desfecho com roque é inusitado e até divertido.

RT22 - O único bando capaz de dar mate em 1 é o das brancas e, para tanto, elas devem ter a vez de jogar. Sendo assim, o último lance foi das negras. O mate, obviamente, é 1-Td8#. Mas precisamos comprovar a legalidade da posição. Repare que a estrutura de peões brancos exige 11 capturas (conta exata, pois as negras possuem 11 peças fora do tabuleiro). Desta forma, a posição só é legal por ser possível voltar os lances 8... Re8xCd7 7.Cf8-d7+ Rd7xCe8 6.Cg6-f8 Rc8xTd7 5.Tb7-d7+ Rb8-c8 4.Td7-b7+ Rc8xBb8 3.Tb7-d7+ Rd7-c8 2.Bc7-b8+ Rc8-d7 1.Rb4-b5 Rd7-c8 e a liberação do bispo branco em a6 desfaz a posição. As consecutivas descapturas pelo rei negro são obrigatórias.

RT23 - A posição de desfaz voltando 3... c2xCb1=D# 2.Re3-d3 f2-f1=C 1.Rf3-e3 etc...

RT24 - Os peões negros em g6 e g5 fizeram, ao todo, 3 capturas (conta exata pois o bispo branco de f1 não foi capturado por peão negro). Isto significa que o último lance das negras não pode ter sido c7x?b6. O último lance das negras também não pode ter sido f6x?g5 pois, assim, estaria "tirando" o rei branco de xeque (pela mesma razão as negras não podem voltar Te8-f8 ou Bb8-a7). O bispo branco em e4 é um peão promovido (pois o original jamais saiu de f1). O peão branco que promoveu é da coluna "h" e o fez, logicamente, em casa branca. Não servem, contudo, as casas g8 ou e8 (pois o bispo jamais sairia) e nem a8 (pois exigiria capturas em excesso). O peão branco da coluna "h" foi obrigado a viajar por g3, f4, e5, d6, c7 e c8=B. Por isso o último lance negro não pode ter sido c7-c6. As 5 capturas do peão branco que promoveu somadas à captura do peão branco em b7, totalizam 6 capturas (conta exata). Isto elimina a possibilidade do último lance das negras ter sido Rg8-h8 pois as brancas não teriam como ter dado o xeque de torre. Só restou O-O.

RT25 - O único bando capaz de dar mate em 1 é o das brancas e, para tanto, elas devem ter a vez de jogar. Sendo assim, o último lance foi das negras. O mate, obviamente, é 1.DxTg1#. Mas precisamos comprovar a legalidade da posição. O último lance das negras não pode ter sido com o cavalo de g3 pois estaria "tirando" o rei branco de xeque. Pela mesma razão também não serve e5-e4. A estrutura de peões negros exige uma captura. Portanto o último lance das negras não pode ter sido d5x?e4 pois exigiria mais duas capturas excedendo o limite imposto pelas duas peças brancas fora do tabuleiro. O rei negro não pode ter vindo de e2 (pois não haveria como explicar o xeque duplo) ou de f2 (pois não haveria como explicar o xeque de cavalo). A dama negra não pode ter vindo de f2 pois estaria "tirando" o rei branco de xeque. Restou De2xCe1. Isto implica que há um cavalo branco promovido no tabuleiro. O peão branco que promoveu era da coluna "a" e o fez em b8 fazendo uma captura (em a8 o cavalo não sairia). Esta captura somada às 5 exigidas pela estrutura de peões brancos, totalizam 6 (conta exata pois o bispo negro de c8 não foi capturado por peões) garantindo a legalidade da posição. Também serviria f2xCe1=D.

RT26 - O bispo branco em h2 é um peão promovido. O peão que promoveu é da coluna "a" e o fez obrigatoriamente em f8. Sendo assim, ele viajou por b3, c4, d5, e6, f7 e f8. Estas 5 capturas somadas à do peão branco em d3, totalizam 6 (conta exata pois as negras possuem 6 peças fora do tabuleiro). A posição só se desfaz com 18.Ta6-a1 Rf1xCg2 17.Ce1-g2+ g2xBh1=C! (não serve g2-g1=B? pois todas as capturas feitas pelos peões brancos foram em casas brancas. Não teríamos como explicar um bispo negro de casas negras fora do tabuleiro) 16.Ta1-b1 f3xCg2 15.Ta5-a1 f4-f3 14.Dc2-c1 f5-f4 13.Cf3-e1 f6-f5 12.Cf4-g2 Re1-f1 11.Ce5-f3+ Rf1-e1 10.Rb4-c3 Re1-f1 9.Rb5-b4 Rd1-e1 8.Dc6-c2+ Rc2-d1 7.De8-c6+ Rb3-c2 6.Rb6-b5 Rb4-b3 5.c2xd3 d4-d3 4.Bg2-h1 Rc4-b4 3.Cd7-e5+ Rd4-c4 2.Bf1-g2 Rc4-d4 1.g2-g3 e o resto é simples. Como vimos, o peão negro da coluna "f" não foi capturado pelas brancas.

RT27 - A estrutura de peões negros exige 8 capturas. Já as brancas só puderam fazer uma captura e esta foi feita pelo peão em f7 vindo de g6. Sendo assim, o peão negro em c6 só pode ter vindo de b7 (de outra forma o peão branco em c7 não poderia ter passado) e o peão negro em c2 é de a7. O peão negro em h2 pode ser original da coluna "c" ou da coluna "g". Assumindo a hipótese de que este peão é da coluna "c", então o peão negro em g2 é da coluna "g". Isso faz com que o peão branco em f7 só possa descapturar quando o peão negro voltar para g7. Para tanto, é preciso que o bispo negro já esteja em f8. Só então as brancas poderão voltar g6xTf7 e a torre estará completamente presa em f7 (pelos peões em e7, f6, g7 e o bispo em f8). Concluímos que o peão negro de h2 tem de ser original da coluna "g" e só descaptura quando o peão branco em f7 voltar até g2. Fica claro, então, que o lance branco h3 foi feito antes de g3 (ou g4) e o primeiro lance do bispo branco foi Bf1-g2. Para resolvermos a segunda pergunta do problema, precisamos antes responder "como foi dado o mate ao rei branco"? Só pode ter sido através do lance Cg5xBh7 (para dar opção de retro-lance para as brancas) e o último lance das brancas foi, obrigatoriamente, Bg8-h7.

RT28 - A estrutura de peões brancos exige 3 capturas (idem para as negras). Para tanto o peão negro da coluna "f" foi obrigado a promover em f1 sem fazer capturas. Baseado nessas considerações, a única forma de desfazer a posição é voltando os lances 14.Th1-h2 h4-h3 13.Tf1-h1 h5-h4 12.Tf5-f1 h6-h5 11.Tb5-f5 Ca5-b3 10.Tb3-b5+ g7xh6 9.Cc5-b7 Cb7-a5+ 8.h5-h6 a5-a4 7.Ca4-c5 Ce2-c3 6.Cc3-a4+ Cg3-e2 5.h4-h5 Cf1-g3 4.h3-h4 f2-f1=C 3.h2-h3 f3-f2 2.f2xTe3 Te1-e3 1.e3-e4 Rd5-c4 etc. As brancas não podem dar mate em 1 pois, na posição do diagrama, a vez é das negras.

RT29 - Uma rápida análise da posição revela que as brancas não podem ter feito o último lance da partida. Portanto é a vez delas jogarem e o mate é 1.Txg7#. Podemos ver também que as duas torres brancas são, na verdade, peões promovidos pois, de outro modo, elas não teriam como chegar onde chegaram. A posição se desfaz com 30... Rg6xCh7 29.Cg5-h7 Rh5-g6 28.h7xBg8=C Rh4-h5 27.g6xDh7 Rh3-h4 26.Cf3-g5+ Rg2-h3 25.g5-g6 Db1-h7 24.g4-g5 Bh7xDg8 23.g3-g4 Df1-b1 22.Cg1-f3 Bb1-h7 21.Ce2-g1 Th7-h8 20.Dh8-g8 b2-b1=B 19.Rg8-f8 b3-b2 18.Tf8-f7 b4-b3 17.Rf7-g8 b5-b4 16.Rg6-f7 b6-b5 15.f7-f8=T Rh1-g2 14.e6xCf7 Cd6-f7 13.Tf8-e8 Rg2-h1 12.f7-f8=T Rh1-g2 11.Rh5-g6 Rg2-h1 10.g6xCf7 Ce5-f7 9.f5xTg6 Cc6-e5 8.e5-e6 Tg4-g6 7.Dg8-h8 Ta4-g4 6.Da2-g8 Ta8-a4 5.De8-d8 Tb8-a8 4.Da8-a2 Dd1-f1 3.a7-a8=D Ta8-b8 2.a6-a7 a7xBb6 1.Dg6-e8 Cb8-c6 etc...


(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.