Página inicialwww.oproblemista.com.br Você está aqui Retroteca (RT30/39)
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br
RT00/09 | RT10/19 | RT20/29 | RT30/39 | RT40/49 | RT50/59 | RT60/69 | RT70/79 | RT80/89


 RT30 - A. Troizkij / V. Korolkov
Waxmatbi, 1957
(9x12) R1r2b2 - ppttpbpp - 2pp4 - 8 - 8 - 3P4 - 1P1PP1PP - 2B2B2

Como se chegou à posição?


 RT31 - M. Palevic
Waxmatbi
(11x15) cC6 - dp2pp2 - pC2p1pP - Tc2r3 - p4p2 - tP2R3 - Pt3T1B - DB4b1

#2. Mate em 2.


 RT32 - G. Krimskij
Waxmatbi
(9x9) 8 - 2pp2pR - 1p2Prp1 - 1p6 - 8 - 1P6 - c2PPTPB - Db6

O que aconteceu com o peão branco de c2?


 RT33 - V. Camilo
Waxmatbi, 1983.
(10x6) 4D3 - 1p1ppp1p - 1P2r2P - 4P3 - 2C1R1C1 - 3PTP2 - 8 - 8

#2. Mate em 2.


 RT34 - A. Hazbrouck
Die Schwalbe, 1983
(13x14) 1c3btD - 3pp1tT - p1c4R - 5C2 - 4PPr1 - 4pbPc - 2PPTpP1 - c3BB2

#1. Mate em 1. Quem?


 RT35 - V. Levschinskij / N. Plaksin
Waxmatbi
(13x12) T7 - 3p1pP1 - 6pC - 1P6 - 1pP5 - btpP2D1 - r1RpBPTC - c2c2Bb

O que ocorreu nos quatro cantos do tabuleiro?


  RT36 - L. Borodatov
Waxmatbi
(9x4) 8 - 1p6 - p7 - 8 - P7 - 2PP4 - rPBTP3 - 1TRb4

#3. Mate em 3.


  RT37 - A. Hazebruk
Waxmatbi
(14x11) 8 - p1pp1p2 - p3P3 - 2P4P - 1P6 - bPr1PP2 - TC1cPpp1 - tBRDB3

#1. Mate em 1. Quem?


  RT38 - C. Remling
Die Schwalbe, 1983.
(11x10) c3r2t - 1pp1pC1p - 1P2BppP - b7 - 1P6 - 2P5 - 1PP3P1 - T3R3

#2. Mate em 2.


 RT39 - M. Caillaud
(12x14) b7 - 2p2pp1 - p2c1cp1 - t1p3B1 - 2r3p1 - d2D4 - 1bP2PPP - TC2RBCT

Posição após 28° lance branco. Como foi jogada a partida?


Soluções

RT30 - Uma das torres negras é promovida (pois a torre original de h8 jamais saiu). O peão negro que promoveu é da coluna "f" e o fez em b1 capturando 4 peças brancas pelo caminho. Os peões negros em c6 e d6 capturaram em "cruz" (para permitir a passagem da torre promovida) totalizando 6 capturas por peões negros (conta exata pois a torre branca original de h1 não foi capturada por peão negro). Isto significa que o peão branco da coluna "f" teve de promover para ser capturado por peão negro (ou substituir uma peça original capturada). Portanto, a única forma de desfazer a posição é voltando 35... Rd8-c8 34.Rb8-a8 (não serve c2xDd3 pois o peão negro que promoveu tem de voltar por c2. Daqui em diante, as brancas movem apenas o Rei) Re8-d8 33.R, Bh5-f5 32.R, Rf7-e8 31.R, Re6-f7 30.R, Rd5-e6 29.R, Rc5-d5 28.R, Rb4-c5 27.R, Rb3-b4 26.R, Rc2-b3 25.R, Rd1-c2 24.R, Re1-d1 23.R, Rf2-e1 22.R, Rg1-f2 21.R, Rf2xTg1 20.R, Re1-f2 19.R, Rd1-e1 18.R, Rc2-d1 17.R, Rb3-c2 16.R, Rb4-b3 15.R, Rc5-b4 14.R, Rd5-c5 13.R, Re6-d5 12.R, Rf7-e6 11.R, Re8-f7 10.R, Rd8-e8 9.Ra8-b8 Rc8-d8 8.Th1-g1 Td8-d7 7.Tg1-h1 Td7-c7 6.Th1-g1 c7xCd6 5.Cb5-d6+ Td4-d7 4.Tg1-h1 Ta4-d4 3.Th1-g1 Ta1-a4 2.Tg1-h1 Tb1-a1 1.Th1-g1 c2xCb1=T; etc. O mate é 1.Tg7#. Fantástico passeio do Rei negro.

RT31 - A estrutura de peões negros exige 5 capturas (conta exata pois as brancas possuem 5 peões fora do tabuleiro). Fica claro que as brancas tiveram de promover dois peões para serem capturados nas colunas "a" e "b" (ou substituírem peças originais capturadas). O peão branco da coluna "d" promoveu sem capturar mas a segunda promoção exige pelo menos uma captura (conta exata pois as negras possuem uma peça fora do tabuleiro). Lembre-se de que, se o peão branco da coluna "c" também promoveu sem capturar, outra peça branca teve de ser capturada na coluna "c" exigindo uma terceira promoção e, consequentemente, uma captura. Por tudo isso, a posição se desfaz com 4... f5-f4+ 3.Tf2-f4+ Tf2-g2+ 2.b2-b3+ Cc3-b5+ 1.Cd5-b6+ Cb6-a8+; etc. O mate é 1.Bxf4+ Rf6 2.Cb8-d7#

RT32 - Primeiro precisamos saber como foi dado o xeque de dama. Voltando os lances 2.f5xe6ep e7-e5 1.b2-b3 verificamos que o bispo branco em h2 é promovido. O peão branco que promoveu era da coluna "a" e o fez em b8 fazendo uma captura. Para tanto, os peões negros deveriam estar em b7 e b5 para permitir a passagem do peão branco e a posterior saída do bispo promovido. Então, como o Rei branco passou à oitava fila? Certamente ele se aproximou via a5 e as pretas jogaram b6+ permitindo o Rei branco passar por a6. Mas, neste caso, o bispo negro de c8 não poderia estar mais lá (o que significa que ele foi capturado a domicílio sem jamais sair de c8). O bispo negro em b1 é, na verdade, um peão promovido e o peão que promoveu era o da coluna "e" fazendo 3 capturas: duas peças e o peão branco de c2 (as brancas não podem mais promover o peão da coluna "h" pois ele foi capturado em g6).

RT33 - As negras não podem ter feito o último lance. Portanto são elas a jogar: 1.d5 (ou d6) e5xd6ep 2.f5+ (ou 2.f6 Dxe7#) Rd4#. Para as defesas 1.f5 ou 1.f6, seguem mates simétricos.

RT34 - Pelo menos dois cavalos negros são peões promovidos. Os peões que promoveram a cavalo foram os das colunas "b" e "c" (não pode ter sido o da coluna "h" pois ele só poderia promover em h1 e ali o cavalo negro não sairia. Lembre-se de que quando o peão branco de h2 foi para g3, o peão negro em f2 já tinha vindo de g3. Portanto, as casas f2 e g3 já estavam ocupadas antes do peão negro promover em h1. Por outro lado, uma promoção em g1 implicaria em duas promoções de peões brancos, o que exigiria capturas além das possibilidades). Os peões negros em e3 e f2 fizeram juntos 2 capturas. Isto exige uma promoção de peão branco. O peão que promoveu é o da coluna "a" (não pode ter sido o da coluna "b" pois ele teria de desviar do peão negro que também promoveu na coluna "b"). Depois dessas considerações, a posição se desfaz com 43.Cd4-f5 Cg5-h3 (a partir daqui as brancas fazem lances de cavalo entre as casas d4 e f5) 42.C, Ce6-g5 41.C, Cc7-e6 40.C, Cd5-c7 39.C, Cf6-d5 38.C, Ch5-f6 37.C, Ce5-c6 36.C, Cg6-e5 35.C, Cb3-a1 34.C, Cc5-b3 33.C, Ca4-c5 32.C, Cc3-a4 31.C, Cb1-c3 30.C, Cc6-b8 29.C, Ca5-c6 28.C, Cc4-a5 27.C, Ca3-c4 26.C, b2-b1=C 25.C, Cb1-a3 24.C, b3-b2 23.C, b2-b1=C 22.Cc6-d4 b4-b3 21.Cb8-c6 a7-a6 20.Ca6-b8 b5-b4 19.Cb8-a6 b6-b5 18.Ca6-b8 b3-b2 17.Cb8-a6 b4-b3 16.Ca6-b8 b5-b4 15.Cb8-a6 c6xb5 14.b7-b8=C c7-c6 13.a6xDb7 Dc6-b7 12.a5-a6 Df6-c6 11.a4-a5 Dh4-f6 10.a3-a4 Dh1-h4 9.a2-a3 h2-h1=D 8.b4-b5 h3-h2 7.h2xDg3 Dh4-g3 6.b3-b4 g3xCf2 5.Cd3-f2 Df6-h4 4.Cb4-d3 Rh4-g4 3.Cd3-b4 Bg4-f3 2.f3-f4 f4xCe3 1.Cc4-e3 Be6-g4; etc. O mate é 1... Tg6#

RT35 - Como foi dado o xeque? Só pode ter sido com o lance b2xCa1=C+! (não serve b2xDa1+?). Após voltar este lance, vemos que a estrutura de peões negros exige duas capturas (conta exata) o que implica em duas promoções de Peões brancos além do peão branco promovido à cavalo. Os Peões brancos em b5 e c4 fizeram juntos 2 capturas em "cruz" para dar passagem aos peões negros das colunas "b" e "c". O Peão branco em g7 também fez uma captura pois ele é original da coluna "h". Isto totaliza 3 capturas. Os Peões brancos que promoveram foram os das colunas "a", "e" e "g" (este fazendo uma captura esgotando as 4 possíveis). A posição se desfaz com 26... b2xCa1=C+ 25.Cg4-h2 h2-h1=B 24.a7-a8=T h3-h2 23.a6-a7 h4-h3 22.a5-a6 h5-h4 21.a4-a5 a5xDb4 20.Df8-b4 a6-a5 19.Dh8-f8 Bf8-a3 18.h7-h8=D Ra3-a2 17.Cf5-h6 Rb4-a3 16.h6-h7 Ra5-b4 15.g5xTh6 Ta3-b3 14.b4-b5 Rb6-a5 13.b3-b4 Th8-h6 12.Rb1-c2 h7-h5 11.c2xDb3 Db5-b3 10.h6xCg7 b3-b2 9.Cd6-f5 b4-b3 8.b3xBc4 Bd5-c4 7.Ce8-d6 Bb7-d5 6.e7-e8=C Bc8-b7 5.e6-e7 Rc7-b6 4.e5-e6 Rd8-c7 3.e4-e5 Re8-d8 2.Bf1-e2 Bb6-b5 1.e2-e4 e3xTd2 etc. Nos quatro cantos houveram promoções.

RT36 - Se é a vez das brancas jogarem, então o último lance das negras foi a7-a6 e as brancas, então, só poderiam voltar a3-a4 (não serve voltar b3xDa4 pois, neste caso, o rei negro não teria como passar) e as pretas estão em "retro-zug". Isto prova que a solução 1.Bxd1 b5 2.b4+ Ra3 3.Ta1# é ilegal pois, no diagrama, a vez de jogar é das negras. A solução correta é 1.Bxc2 Rxc2 2.b5 Tdd1 3.b4 Ta1#

RT37 - A estrutura de peões negros exige duas capturas (conta exata pois as brancas possuem duas peças fora do tabuleiro). A única forma de desfazer a posição é voltando a sequência 15.d5xCe6 Cf4-e6 14.h4-h5 Cd3-f4 13.Cc4-b2 Cb2-d3+ 12.Bf5-b1 Cb1-d2 11.Cd2-c4+ g3-g2 10.Bh3-f5 g4-g3 9.Bf1-h3 g5-g4 8.g2xTf3 Tf6-f3 7.d4-d5 (h3-h4? a torre não volta) f3-f2 6.Bg3-e1 e4xTf3 5.Bf4-g3 Tb6-f6 4.Th3-f3 Tb8-b6 3.Th1-h3 e5-e4 2.d3-d4 Rd4-c3 1.f2xDe3+ etc. O mate é 1-Txb1#

RT38 - A chave 1.O-O-O ameaça Td8#. Se o último lance das negras foi g7-g6, reservando a hipótese de não ter movido rei o torre para preservar a defesa com roque), o bispo negro em a5 é promovido. O peão negro que promoveu é da coluna "d". Como o rei branco não moveu (de acordo com a chave de roque), o peão negro promoveu em g1 via h2 fazendo 5 capturas. Contudo, a estrutura de peões brancos também exige 5 capturas (lembrando que o bispo negro de f8 foi capturado à domicílio) implicando em mais uma promoção de peão negro sem capturar (o que é impossível pois a torre branca em a1 teria de mover). Portanto o último lance negro foi de Rei ou Torre não podendo rocar. O ensaio 1.Td1? é refutado com 1... O-O!

RT39 - A solução não permite lances alternativos ou inversões: 1.a4 Cc6 2.a5 Ce5 3.a6 Cc4 4.axb7 a6 5.b8=C Bb7 6.Cc6 dxc6 7.b4 Dd3 8.b5 Td8 9.b6 Ba8 10.b7 Td5 11.b8=D+ Rd7 12.Db2 Ta5 13.Df6 exf6 14.e4 Ba3 15.e5 c5 16.e6+ Rc6 17.e7 Bb2 18.e8=T Da3 19.d4 Rb5 20.Bg5 fxg5 21.Te6 g4 22.Tg6 hxg6 23.d5 Th3 24.d6 Td3 25.d7 Cd6 26.d8=B Rc4 27.Bg5 Cf6 28.Dxd3+. Quatro promoções brancas à peças diferentes. Um task.


(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.