Página inicialwww.oproblemista.com.br Você está aqui Retroteca (RT60/69)
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br
RT00/09 | RT10/19 | RT20/29 | RT30/39 | RT40/49 | RT50/59 | RT60/69 | RT70/79 | RT80/89


 RT60 - F. Fatxullin
Waxmatbi, 1984.
(14x9) 8 - 1p2p3 - Pp1p2p1 - TR6 - Pp2P3 - PrP5 - CbTP2Pp - DBB5

As brancas podem dar mate em 1?


 RT61 - M. Palevic
Waxmatbi, 1984
(11x15) T2B2rd - p2T1pPt - 2p2pBc - 5ppR - p1p5 - 7b - P1P2PPt - C6c

#1. Mate em 1. Quem?


 RT62 - V. Lnskoves
Waxmatbi, 1984
(14x14) CrcDT3 - ptp1PPP1 - 1p1P1p1p - 3p4 - 8 - 1P2p1p1 - PtP1T2P - cdC1R3

#1. Mate em 1. Quem?


 RT63 - L. Lujbasevski
Waxmatbi, 1984
(12x10) 8 - ppp1p2p - 6p1 - 8 - 7P - 2RP2Pt - 1P1PPPrB - TTD3bc

#1. Mate em 1.


 RT64 - L. Ceriani
The Problemist, 1931
(8x5) 4r2t - 3p1pp1 - 8 - 8 - 8 - P7 - 1PPPP2P - T3R3

H#3. Ajudado em 3.
2.1.1.1.1.1 (Duas soluções)


  RT65 - C. Volobuev
Waxmatbi, 1984
(12x11) 6Bt - 1p3Ppt - 1pp1ppRD - 4pTpC - 5PrP - 6P1 - 1P1P2P1 - 8

Qual foi o último lance?


 RT66 - V. Korolkov / V. Levschinski / N. Plaksin
Waxmatbi, 1984
(13x15) DBB5 - 5pp1 - 1C1pC1p1 - 7b - p2PcPPt - P2PbrdT - p2pp1Tt - 6R1

Como foi dado o mate?


 RT67 - C. Volobuev
Waxmatbi, 1984
(15x12) 8 - p7 - 1P6 - Bp2P3 - d1TP1P2 - tPrppp1c - D1pTPP1P - 1BCtc2R

Como foi dado o mate?


 RT68 - L. Borodatov
Waxmatbi, 1984
(3x7) 8 - 8 - 8 - 8 - 5c1t - P1r3pD - 5pbR - 7c

Como foi dado o mate?


  RT69 - V. Korolkov
Waxmatbi, 1984
(12x11) 6Cd - 2ppppCP - 1p3ppR - 8 - 1T6 - rPPP4 - p1PP2P1 - Dc6

#1. Mate em 1.


Soluções

RT60 - Os peões negros fizeram duas capturas. Isto implica na promoção do peão branco da coluna "h" que o fez capturando pelo menos uma vez (para desviar do peão negro) que, somadas às 6 capturas exigidas pela estrutura de peões brancos, totalizam 7 (conta exata, pois as negras possuem 7 peças ausentes). Da mesma forma, as negras foram obrigadas a promover pelo menos um peão (para atender as capturas exigidas pela estrutura de peões brancos). O peão negro que promoveu é o da coluna "f" e o fez sem capturar. A posição se desfaz com 14... c7xDb6! (não serve a7xDb6?) 13.Dd4-b6 h3-h2 12.Dh8-d4 h4-h3 11.Dg8-h8 h5-h4 10.g7-g8=D h7-h5 9.h6xDg7 Df6-g7 8.h5-h6 Df1-f6 7.h4-h5 f2-f1=D 6.h3-h4 f3-f2 5.h2-h3 f4-f3 4.f3xBe4 Bf5-e4 3.f2-f3 Bc8-f5 2.Rc5-b5 d7-d6+ 1.b5xCa6 Cb8-ca6+; e o restante é bem simples. Portanto, as brancas podem jogar 1.Db2#

RT61 - A estrutura de peões negros exige 5 capturas implicando em 3 promoções de peões brancos. Os peões brancos que promoveram são os das colunas "b", "d" e "e" e o fizeram sem capturas pois a única captura branca foi realizada pelo peão dobrado na coluna "g". A posição se desfaz com 19.Tb8-a8 a5-a4 18.b7-b8=T a6-a5 17.b6-b7 b7xCa6 16.Cc7-a6 c5-c4 15.Ce8-c7 c7-c6 14.e7-e8=C c6-c5 13.e6-e7 e7xDf6 12.Dd4-f6 f6-f5 11.Dh4-d4 Bf5-h3 10.Td1-d7 Th3-h2 9.d7-d8=B Tc3-h3 8.d6-d7 Tc5-c3 7.d5-d6 Tb5-c5 6.d4-d5 Td5-b5 5.e5-e6 Td8-d5 4.Dh2-h4 Ta8-d8 3.Cb3-a8 Bc8-f5 2.Bd3-g6 d7xTc6 1.Rh4-h5 g6-g5+; etc. O mate é dado pelas negras com 1.Bg4#

RT62 - Um interessante estudo sobre as capturas em "cruz". Os peões pretos em e3 e d5 não podem descapturar para dar passagem aos peões brancos pois o peão preto em e3 descapturaria com d7xe6 e o peão preto em d5 esperaria o peão branco em d7 voltar para poder descapturar e6xd5. Ambas as capturas seriam obrigatoriamente em casas brancas, o que é uma impossibilidade (já que um dos bispos negros ausentes é de casa negra). Consequentemente, o peão branco em e7 descapturou d3xe4 (casa branca) e o peão branco em d6 descapturou e5xd6 (casa preta). O peão preto em f6 só pode ter descapturado g7xf6 (casa preta) e o peão preto em g3 só pode ter descapturado f5xg4 (casa branca). Visto isso, as pretas só possuem dois lances de tempo: g4-g3 e h7-h6. Por isso é preciso que as brancas voltem primeiro com 13.Td2-e2 g4-g3 12.Td1-d2 h7-h6 11.Ce2-c1 Dc1-b1 10.e6-e7 Db1-c1 9.e5-e6 Dc1-b1 8.e4-e5 Db1-c1 7.d3xBe4 Bg2-e4 6.g6-g7 g7xBf6 5.Bh4-f6 e4-e3 4.f6-f7 e5-e4 3.f5-f6 e6-e5 2.e5xBd6 Dc1-b1 1.f4-f5 f5xBg4; etc. O mate é 1... Dc1#

RT63 - O bispo branco em h2 é um peão promovido. O peão que promoveu é o a coluna "a". Este fez 5 capturas (todas em casas brancas) para promover em f8. Somada à captura do peão branco em d3, temos um total de 6 que é o limite da posição. Isto também significa que o bispo negro de casas negras, agora em g1, não pode ser um peão promovido. Para haver mate em 1 é preciso que o último lance tenha sido das negras. Não serve g7-g6 pois, assim, o bispo negro jamais sairia. Também não serve f7xg6 pois, assim, o peão branco jamais promoveria. Portanto só serve 8... Rf1xCg2 7.Ce1-g2+ g2xBh1=C 6.Rc2-c3 f3xCg2 5.Rd1-c2 f4-f3 4.Cc2-e1 f5-f4 3.Cf4-g2 f6-f5 2.Bc6-h1 Rg2-f1 1.Cd5-f4+, etc. Foram 14 movidas forçadas. A partir daqui as negras possuem lances de tempo com o rei enquanto as brancas abrem caminho para o rei negro sair via c2 e b3. O bispo branco volta para f1 para, então, voltar g2-g3 e o bispo branco em h2 volta rumo a f8 para ser despromovido. Portanto, o mate 1.Dxg1# é legal.

RT64 - As negras começam: 1.O-O a4 (O-O-O é ilegal pois, se as negras rocaram, é porque o rei e a torre negros jamais moveram e, então, não foram as negras as últimas a realizar uma captura na partida. Sendo as brancas a capturarem pela última vez, só puderam fazer isso ou com o rei ou com a torre) 2.Rh8 Ta3 3.Tg8 Th3#. Na segunda solução temos 1.Txh2 O-O-O 2.Txe2 Th1 3.Te7 Th8#. Brancas e negras alternam a legalidade do roque.

RT65 - A estrutura de peões brancos exige 5 capturas (máximo permitido). A estrutura de peões negros exige apenas 3 capturas. Porém o bispo branco original de c1 não foi capturado por peão. Isto significa que o peão branco da coluna "a" promoveu sem capturar. Por isso não podemos voltar a7xb6. Também não serve e7-e6 pois o bispo negro original de f8 precisa voltar. Com d6xe5 cria-se uma situação interessante pois, ou o bispo do rei ou o bispo da dama não consegue voltar à sua casa original. A posição só se desfaz quando as brancas puderem voltar e6xf7. Para isso é preciso que o peão negro de e6 já tenha voltado à e7. Portanto o bispo negro já deverá estar em f8. Isto cria problemas para o retorno da torre negra em h7. Ela não poderá se utilizar da oitava fila. Por isso devemos tomar a precaução de manter ou a coluna "a" ou a coluna "d" aberta para que ela possa voltar. A posição se desfaz com 21.f2xBg3! Bh2-g3 20.Cg3-h5 Bg1-h2 19.Ce4-g3 Bh2-g1 18.Cd6-e4 Bg3-h2 17.Cb5-d6 Bh2-g3 16.Cc7-b6 Bg3-h2 15.Ca8-c7 Bh2-g3 14.a7-a8=C Bg3-h2 13.a6-a7 a7xCb6 12.Cd7-b6 Bh2-g3 11.Cc5-d7 Bg3-h2 10.Ce4-c5 Bh2-g3 9.Cg3-e4 c7-c6 8.Ch5-g3 Bg3-h2 7.h2-h4 Rh4-g4 6.f3-f4 Bf3-g3 5.a5-a6 Be3-f4 4.a4-a5 Bc5-e3 3.a3-a4 Bf8-c5 2.a2-a3 e7-e6 1.e6xCf7 etc.

RT66 - A única captura das brancas foi realizada por um dos peões dobrados na coluna "d". Já a estrutura de peões negros exige 3 capturas implicando em 3 promoções de peões brancos (os das colunas "b", "c" e "h") sem capturas. O mate foi dado com 12... Cf2-e4# 11.b7-b8=B a5-a4 10.c7-c8=B a6-a5 9.Dh8-a8 a7-a6 8.h7-h8=D d7-d6 7.h6-h7 h7xBg6 6.Bf5-g6 Bg6-h5 5.c6-c7 Bh5-g6 4.c5-c6 Bg6-h5 3.c4-c5 Bh5-g6 2.c2-c4 c3xBd2 1.Bc1-d2 Bd2-e3 e não há maiores dificuldades daqui em diante.

RT67 - A estrutura de peões brancos exige 4 capturas. Portanto os peões negros das colunas "g" e "h" promoveram, sendo que o de "h" capturou uma vez. Para desfazer a posição, é necessário um sensacional jogo de tempo: 33.Tb4-c4 Cg5-h3 (o cavalo visa alcançar a casa f1 mas, para isso, precisa ganhar um tempo) 32.Rg1-h1 Cf7-g5 31.Rh1-g1 Cd6-f7 30.Rg1-h1 Cc4-d6 29.Rh1-g1 Cb2-c4 28.Da1-a2 Ta2-a3! 27.Rg1-h1 Ta3-a2 26.Ba2-b1 Cc4-b2 25.Db1-a1+ Cd6-c4 24.Rh1-g1 Cf5-d6 23.Rg1-h1 Cg3-f5 22.Rh1-g1 Cf1-g3+ 21.Rg1-h1 Cg2-e1 (visando a casa g1) 20.Rh1-g1 Ch4-g2 19.Rg1-h1 Cf5-h4 18.Rh1-g1 Cd6-f5 17.Rg1-h1 Cc4-d6 16.Rh1-g1 Cb2-c4 15-Da1-b1 Te1-d1! 14.Bb1-a2 Cc4-b2 13.Da2-a1+ Cd6-c4 12.Td1-d2 Cf7-d6 11.Rg1-h1 Cg5-f7 10.Rh1-g1 Ch3-g5 9.Td2-d1 Cg1-h3 8.Td1-d2 Cd2-f1 (sincronia perfeita) 7.e4-e5 Tf1-e1 6.Te1-d1 Cc4-d2 5.Td1-e1 Rd2-c3 4.Te1-d1+ c3-c2 3.Da1-a2+ Ce5-c4 2.Ba2-b1 c4-c3 1.c3xBd4 etc.

RT68 - Basta voltar os lances 4... g4-g3+ 3.Rg3-h2+ h2-h1=C+ 2.a2-a3 Th8-h4 1.Dh7-h3 etc...

RT69 - Para haver mate em 1 é preciso que o último lance tenha sido das negras. Podemos constatar que tanto o bispo branco original de c1 quanto o bispo negro original de f8 foram capturados a domicílio devido à posição dos reis. Portanto as negras não podem voltar a7xb6 agora pois ultrapassaria a quantidade possível de capturas por peão. As negras devem voltar 5... b7-b6 significando que ambos os bispos negros foram capturados a domicílio. As brancas seguem com a preocupação de dar "retrolances" às negras com 4.e2xTd3 pois as brancas só podem descapturar com peões. Agora a continuação é simples: 4... Te3-d3 3.Ce6-g7 Td3-e3 2.Rg5-h6 g7xf6 1.a6-a7 a7xTb6 etc. O mate 1.Ta4# é legal.


(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.