Página inicialwww.oproblemista.com.br Voc� est� aqui Retroteca (RT80/89)
(p)1999-2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil
problemasdexadrez@terra.com.br
abercrombie online shop thomas sabo charm headphones by dre abercrombie and fitch outlet pandora australia woolrich
RT00/09 | RT10/19 | RT20/29 | RT30/39 | RT40/49 | RT50/59 | RT60/69 | RT70/79 | RT80/89


 RT80 - Molnár Árpád
Magyar Sakkélet, 1977.
(11x11) TcD5 - 1p1pppp1 - PpP3p1 - trpPR3 - C7 - BP2P3 - 1C6 - 8

#1. Mate em 1.


 RT81 - S. Loyd
American Chess Journal, 1876.
(9x8) 1b5T - 2r2ppP - 2P2pp1 - PpR5 - 6P1 - 6Pp - 4P1P1 - 8

#1. Mate em 1.


 RT82 - B. Pavlovic
Problem, 1966.
(4x4) 2Bbr2t - 2p5 - 5B2 - 5RC1 - 8 - 8 - 8 - 8

Brancas voltam e dão mate em 2.


 RT83 - Adamas
Europe Echecs, 1977.
(11x8) t3r3 - 1ppp2pp - p7 - 5D2 - 8 - 1P5P - 1PPPP2P - 2B1R2T

#3. Mate em 3.


 RT84 - R. Diot
Europe Echecs, 1977.
(15x8) tb1BTC2 - tpC1P3 - p2rPP1D - 4pRpP - 1P6 - 2TP2P1 - 8 - 7B

#2. Mate em 2.


 RT85 - J-P. Boyer
Die Schwalbe, 1971. Men. Hon. Memorial Ceriani.
(8x12) CbBt4 - cT1p4-t1r3dT - 5p1p - p7 - B1PD1pR1 - 1p6 - 8

#2. Mate em 2. Quais foram os últimos 6 movimentos?


  RT86 - H. Nouguier
Europe Echecs, 1977.
(13x3) 8 - 8 - 8 - 8 - 8 - PPP3PP - B1tPPP1t - BCr1R2T

H#1. Ajudado em 1.


  RT87 - B. Rothmann
Europe Echecs, 1977.
(6x9) 8 - 4Tppp - 5p2 - PpR2P2 - r5p1 - p5P1 - P6p - 8

#2. Mate em 2.


 RT88 - L-A. Garaza
Europe Echecs, 1977.
(13x14) t3r2t - 1pp1c1p1 - p3R2p - 4D2C - 4p3 - 3Pp3 - P1PP1P1P - TCB1bBcd

#3. Mate em 3.


 RT89 - L. Mano
(3x3) 4r3 - 2p1p3 - 8 - 8 - 8 - 8 - 1P1P4 - 4R3

Xadrez Monocromático. O Rei branco não moveu.
A qual casa pertence o peão branco entre as casas g4, h4, g5 e h5?


Soluções

RT80 - O mate � 1.Cc3#. Neste caso, o último lance foi das negras. A posição se desfaz com 5... a7xDb6 4.Dd8-b6+ b6xDc5 3.Dd6-c5+ c7xDb6 2.Dd4-b6+ Rb6-b5 1.Cc5-a4+ etc. As damas brancas são peões promovidos em h8. A partir daqui fica simples continuar.

RT81 - A estrutura de peões negros exige 6 capturas (máximo permitido pois o bispo branco de f1 não foi capturado por peão). Pelo menos um peão branco (da coluna "b") teve de promover (para ser capturado ou substituir uma peça capturada por peão negro) fazendo uma captura que, somada às outras 6 exigidas pela estrutura de peões brancos, totalizam 7. Sendo assim, o último lance negro não pode ter sido Rb7-c7 ou Rd7-c7. Também não serve e7xf6 pois o bispo negro em b8 seria um peão promovido (o que não � viável em função das capturas extras que seriam necessárias). Não pode ter sido h4-h3 pois este peão veio de d7. Portanto, o último lance das negras s� pode ter sido b5-b7 legitimando a chave 1-axb6ep#

RT82 - As brancas voltam 1.b7xBc8=B. Desta forma, o último lance das negras s� pode ter sido Rd7-e8+ tirando delas o direito ao roque. Agora as brancas jogam 1.bxc8=D e não h� como evitar o mate Dxd8#

RT83 - A chave 1.O-O! � única pois implica no fato de que a dama branca em f5 ser, na verdade, um peão promovido (se o rei jamais moveu, a dama original não teria como sair de d1). O peão branco que promoveu � o da coluna "f". Não h� capturas suficiente para ele ter promovido em b8. Portanto o rei negro moveu e não pode mais rocar. O mate � bem simples. Por exemplo: 1... Re7 2.De5+ Rd8 3.Tf8#

RT84 - A chave 1.h5xg6ep � ilegal pois o último lance negro pode não ter sido g7-g5. A posição do diagrama pode ter sido alcançada de outra forma. Basta voltar os lances 3... Rc6xd6 2.c5xd6ep+ d7-d5 1.Cd5-f7+ etc... A chave única � 1.Dxg5 e as negras estão em zug. Qualquer lance que as negras realizem, permitir� um diferente mate.

RT85 - A chave � 1.Rh3 e não h� como evitar Dc4# (1... Ta5 2.Tb6#). Os últimos 6 movimentos foram: 4... g4xf3ep+ 3.f2-f4 Rd6xc6+ 2.d5xc6ep+ c7-c5 1.Tb4-b7.

RT86 - Nos mates ajudados as negras começam. Sendo assim, as brancas não podem mais rocar pois, se não moveram o rei ou a torre, qual pode ter sido o último lance delas? Se foi g2-g3, a torre negra jamais chegaria em h2. Se foi b2-b3, o bispo branco jamais chegaria em a1. Por isso não serve a solução 1.Txh3 O-O#. A solução correta � 1.Txf2 Rxf2#

RT87 - O peão negro em f6 veio de e7; O de g4 veio de d7; O de h2 veio de c7; Todos juntos consumiram 9 capturas das 10 possíveis. Sendo assim, o último lance das negras não pode ter sido b4xa3 ou a6xb5 ou c6xb5 pois, em qualquer caso, seriam exigidas capturas em excesso. O último lance das negras s� pode ter sido b5-b7 viabilizando a chave 1.axb6ep e não h� defesa contra Ta7#

RT88 - O bispo negro em e1 � um peão promovido. O peão negro que promoveu � o da coluna "f" ou "d" e realizou uma captura que, somada � captura exigida pelos peões dobrados na coluna "e", totalizam duas. Isto implica em pelo menos uma promoção de peão branco (para ser capturado ou substituir uma peça capturada por peão negro). O peão branco que promoveu foi o da coluna "b" e o fez obrigatoriamente em a8 fazendo uma captura que, somada � captura do peão branco em d3, totalizam 2 (máximo permitido pela posição). Fica claro que a torre negra de a8 moveu para dar passagem. Sendo assim, as negras não podem mais rocar na ala da dama. Por esta razão surge o ensaio 1.Dxc7? O-O!. A solução correta � 1.Dxg7! Th7 2.Cf6+ Rd8 3.Df8#

RT89 - Se voc� não conhece as regras do Xadrez Monocromático, consulte o nosso dicionário.
O enunciado diz que o Rei branco não se moveu durante a partida. Neste caso, qual peça branca capturou a última peça negra de casa negra? S� pode ter sido o peão "dúbio" que, portanto, est� em casa negra. Concluímos que este peão, obrigatoriamente, capturou no mínimo uma vez. Qual peça branca capturou o cavalo negro em b8? S� pode ter sido um peão promovido pois a torre branca de a1 jamais chegaria em b8 (lembre-se de que o Rei branco nunca moveu). Este peão, original de f2 ou h2, capturou por exemplo: uma dama em g5, en passant em h6, outro peão em g7 e uma torre em h8 (somando 4 capturas em casas negras) promovendo a qualquer peça (exceto cavalo). Esta, então, partiu para capturar em b8 e, em seguida, ser capturada pelo bispo negro de f8 que, por sua vez, foi capturado pelo peão "dúbio". Temos, assim, o retrato de como a partida se desenrolou. Se o peão dúbio est� em h4, implicaria em duas capturas deste peão, o que ultrapassa o limite de capturas possíveis em casas negras. Por isso o peão "dúbio" s� pode estar em g5.


(p)2008 por Leo Mano. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.